50º
Além de festejar os 50 anos do Festival de Violeiros, O Armazém Paraíba e a Sucesso Publicidade marcaram a data com o lançamento de livro que registra imagens históricas, poetas e seus versos inesquecíveis. A publicação foi distribuída aos participantes durante o tradicional churrasco de sábado na Casa do Cantador. A coluna agradece o exemplar.
Publicação foi entregue aos violeiros que participaram do evento. Foto: Willian Tito
Expo
Nos 131 anos do Theatro 4 de Setembro, uma exposição celebra o centenário de Gomes Campos. Foi aberta hoje, a partir das 11h no auditório Chico Pereira. O filósofo, teólogo e teatrólogo nascido em Regeneração, faria 100 anos no Dia do Piauí, 19 de outubro. Como professor, trouxe gerações de atores e atrizes. Como autor, mudou os rumos da dramaturgia piauiense para melhor.
TCC
No palco, “O Pescador e o Rio”, peça linda de Campos, abre propriamente o natalício da casa. A montagem é trabalho de conclusão de curso da turma do professor Clodomir Júnior, que assina a direção, com os atores/formandos Graça Dourado, Baibai, Naiana Cristina, Daniel Bello e Fábio Andrade. Início previsto para 11h30.
Baixa
O mundo da literatura sofreu uma grande baixa neste sábado, 30, com a partida do escritor Luís Fernando Veríssimo, a menos de um mês dos 89 anos. Filho de outro gênio, Érico Veríssimo, está entre os maiores de nossa história. Deixa uma robusta obra. Criativa. Elegante. Um primor não apenas na forma, mas de um conteúdo instigante, inteligente, provocativo.
Saxofone
Além de escritor, com mais de 80 títulos publicados, era cartunista, tradutor, roteirista, dramaturgo. Sem nenhuma expressão de vaidade. Também era músico. Aí a coisa muda de figura. O saxofonista vestia outra personalidade. Diferente do tímido literato, fazia questão de “exibir” suas habilidades. E um dia afirmou que preferia ser lembrado como músico. Descanse em paz!
O escritor preferia ser lembrado como saxofonista. Foto: divulgação
Eleição
A Academia Piauiense de Letras elegeu dois novos membros neste sábado, 30. Marcelino Leal Barroso de Carvalho foi eleito para a cadeira 13. E Cecília Mendes para a cadeira 24. Educação, literatura e artes visuais estão contempladas com o perfil multifacetado dos dois novos imortais. A APL é presidida por uma mulher pela primeira vez, Fides Angélica.
Cecília Mendes e Marcelino Carvalho, os novos imortais da APF. Foto: divulgação
Caribe
Teresina parece que entrou na rota dos grandes espetáculos internacionais. Já se anuncia a apresentação da “The Buena Vista Social Orchestra”, conjunto cubano fundado em 1996 e que apresenta-se com repertório de ritmos caribenhos. O profundo mergulho na cultura de Havana está previsto para a noite de 19 de novembro.
União
As entidades que defendem os interesses da comunidade PCD. Juntamente com a APADA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, a PRISMAS, que luta por todos as pessoas com deficiência, entraram em ação para ajudar a APAE Teresina, que passa por uma grave emergência financeira, com dívidas altas e sem possibilidade de pagar.
Arrecadação
Está confirmado o evento “Saudade Não Tem Idade” para o dia 7 de novembro, que vai reunir grandes músicos em torno do levantamento de recursos para quitar as dívidas da entidade que está há 57 anos ajudando PCDs. A festa vai acontecer no IATE Clube, com a super banda “Os Brasinhas”, que também são parceiros deste momento de solidariedade.
Solo
Marco Nanini desembarca na Terra do Sol para curta temporada de “Traidor”. Peça escrita e dirigida por Gerald Thomas vai de encontro aos dilemas contemporâneos. O monólogo é um delírio de um ator isolado em uma ilha, dialogando com seus personagens e a sua consciência. As mudanças promovidas pela tecnologia, crise democrática, cancelamento, estão nas reflexões da cena.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta