A Polícia Federal desencadeou, nesta quinta-feira (21), a segunda fase da Operação Lei do Retorno, com o cumprimento de 49 mandados de busca e apreensão em municípios do Maranhão e no Ceará. Somados aos cumpridos no início da semana, já são 94 mandados executados contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que desviou mais de R$ 50 milhões do Fundeb entre 2021 e 2025.
As ações de hoje ocorreram em Estreito, Imperatriz, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar e Timon, além de Fortaleza (CE).
Até o momento, as apreensões totalizam cerca de R$ 2,5 milhões em dinheiro, cheques e veículos. A PF constatou que parte dos valores pagos em contratos era devolvida a servidores públicos, em um esquema que envolvia manipulação de licitações e apropriação de recursos da educação.
Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 50 anos de prisão.
Deixe uma resposta