Maranhão recebe 48 doses de antídoto contra intoxicação por metanol

O Maranhão recebeu 48 ampolas de fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicações causadas por metanol, substância tóxica presente em bebidas adulteradas. A entrega foi anunciada na segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde, quando também foram confirmados dois casos suspeitos em acompanhamento na Região Metropolitana de São Luís.

Os pacientes estão internados nas UPAs do Parque Vitória e de Paço do Lumiar, sob monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O órgão informou que segue os protocolos do Ministério da Saúde e não divulgará detalhes clínicos em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O envio faz parte de uma distribuição nacional de 2,5 mil unidades do medicamento para reforçar o estoque do SUS. O fomepizol é considerado altamente eficaz, pois impede que o metanol seja transformado em ácido fórmico, composto responsável pelos efeitos letais da intoxicação. O governo também anunciou a doação de 3,8 mil ampolas de etanol farmacêutico pela empresa Cristália, destinadas ao tratamento emergencial de pacientes intoxicados.

Fonte