Ciro Gomes é alvo de pedido de prisão por ofensas a prefeita do PT

A Justiça Eleitoral do Ceará vai analisar um pedido de prisão preventiva contra o ex-governador Ciro Gomes (PDT), acusado de reiterar ofensas contra a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT). O caso foi protocolado na quinta-feira (4) na 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza.

Ciro é investigado por declarações feitas em agosto, durante festa de aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (União), quando insinuou que Janaína teria “recrutado moças pobres, de boa aparência, para fazer o serviço sexual sujo do seu Camilo Santana”. Em abril, ele já havia chamado a petista de “cortesã” e “assessora para assuntos de alcova”.

A Justiça chegou a proibi-lo de repetir as ofensas e ele também foi condenado em primeira instância a indenizar Janaína. Caso a prisão não seja decretada, o processo prevê medidas alternativas, como uso de tornozeleira eletrônica ou restrição de contato com a prefeita.

O juiz Victor Nunes Barroso encaminhou o caso à Polícia Federal para apurar eventual crime de perseguição. A defesa de Ciro afirma que não há requisitos para a prisão e que o ex-governador apenas exerceu o direito à crítica política.

Fonte