O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão recebeu na noite de quinta-feira (14) a certificação de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco com uma grande festa na região central de São Luís. Para a entrega, um grande cortejo de grupos culturais percorreu as ruas entre a Madre Deus, berço da cultura ludovicense, e a Capela de São Pedro, onde aconteceram presentações artísticas e forte participação popular.
O governador Carlos Brandão, presente no evento, ressaltou que a conquista reforça não apenas a importância cultural, mas também o potencial econômico da tradição. “Nosso projeto é fortalecer e valorizar cada vez mais o Bumba Meu Boi, inovando e dando mais oportunidades. O turismo no estado subiu 44%, segundo o IBGE, e isso mostra que investir na nossa cultura gera emprego, renda e fortalece a identidade do Maranhão”, afirmou.
Para o secretário Yuri Arruda (Cultura), o reconhecimento mundial amplia a relevância da manifestação para além das fronteiras nacionais. “O Bumba Meu Boi é mais que uma festa, ele é um símbolo de resistência, identidade, fé e pertencimento”, destacou.
O título integra o Maranhão ao seleto grupo de estados com bens registrados nas três categorias de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Centro Histórico da capital maranhense é reconhecido como Patrimônio Mundial, enquanto os Lençóis Maranhenses estão registrados como Patrimônio Natural da Humanidade.
Deixe uma resposta