Wellington Reis Sousa, que ocupava a Superintendência de Agricultura e Pesca do Maranhão, foi exonerado do cargo. Ele era apadrinhado pelo deputado federal Josivaldo JP, que deu sucessivos votos contra os interesses do Governo Federal. A demissão ocorre dias após a saída de Lena Brandão, irmã do deputado Pedro Lucas Fernandes, da superintendência do Iphan-MA. Ambos os parlamentares votaram contra a Medida Provisória que tratava da taxação de setores da economia, como bancos e casas de apostas.
Reis havia assumido o cargo em junho de 2023, em meio às negociações do PSD para integrar o governo Lula. Na época, JP era pré-candidato a prefeito de Imperatriz e se apresentava como político de direita. Para evitar associar seu nome à gestão petista, atribuiu a indicação a seu suplente, o ex-deputado federal Edilázio Júnior.
Nos bastidores, há expectativa de novas exonerações de aliados de parlamentares maranhenses que contrariaram o Palácio do Planalto. Entre elas, Cysne Aderaldo, indicado do deputado Marreca Filho, que ocupa cargo na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Maranhão.
Deixe uma resposta