Após desabamento que deixou 16 mortos, nova ponte entra em fase de conclusão

Com 75% das obras executadas, a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, avança entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O investimento, de R$ 171,1 milhões, é do Governo Federal, e a entrega está prevista para o fim do ano.

A estrutura substitui a ponte que desabou em setembro de 2024, causando a morte de 16 pessoas e interrompendo a ligação entre o Norte e o restante do país. Desde então, a travessia tem sido feita por balsas.

A construção utiliza o método de balanço sucessivo, empregado em pontes de grande vão quando não há condições de escoramento no leito do rio. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as 24 fundações e 26 pilares estão concluídos. Das 60 aduelas previstas, 20 foram concretadas, e cinco das nove lajes do tabuleiro estão prontas.

Com 630 metros de extensão e 19 metros de largura, a ponte terá duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras tipo New Jersey e passeios para pedestres.

A travessia é considerada um ponto crítico da BR-226, rota que conecta o Maranhão ao Tocantins e integra o corredor logístico de escoamento da produção agrícola do Matopiba.

Fonte