Vereador Jacinto Moraes é condenado a 25 anos de prisão por estupro no Piauí

O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), de Bom Princípio do Piauí, foi condenado a 25 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. O julgamento ocorreu na terça-feira (2), na Vara Única da Comarca de Buriti dos Lopes. Ele já estava preso preventivamente desde maio deste ano, detido na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba.

Vereador Jacinto Costa Moraes – Foto: Redes Sociais

Segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), os abusos tiveram início em 2018, quando a vítima tinha cerca de 11 anos de idade, mas a denúncia ocorreu apenas no ano de 2021, quando Jacinto foi apontado como autor doestupro de duas irmãs, de 12 e 13 anos na época dos fatos.

De acordo com as investigações, Jacinto Moraes mantinha um relacionamento com a vítima desde que ela tinha 11 anos de idade. O crime, no entanto, só veio à tona quando a adolescente completou 14 anos.

A apuração chegou a ser arquivada por falta de provas, mas o caso foi reaberto após a obtenção de áudios extraídos do celular da jovem e de depoimentos.

Ou caso

A prisão preventiva do vereador foi cumprida em 19 de maio deste ano, após representação da Delegacia de Buriti dos Lopes

Durante o processo, o juiz Arilton Rosal Falcão Júnior decretou o afastamento cautelar de Jacinto Moraes da função de vereador. A decisão foi motivada por evidências de que ele tentava influenciar a narrativa das vítimas e usava o cargo público para constranger ou desqualificar seus relatos.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte