Unesco premia programa de Inteligência Artificial em escolas do Piauí

O programa “Piauí Inteligência Artificial” foi um dos vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com o Governo do Bahrein.  A honraria, anunciada nesta quinta-feira (09), reconhece iniciativas inovadoras no uso de tecnologias da informação e comunicação na Educação.

Unesco premia programa de Inteligência Artificial em escolas do Piauí. Foto: Divulgação/Governo do Reino do Bahrein

O projeto piauiense foi premiado ao lado de iniciativas do Reino Unido, Bélgica e Egito, destacando o estado como referência internacional na área educacional. Ao lado do Primeiro-Ministro do Bahrein, Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, elogiou o impacto dessas iniciativas na capacitação de centenas de milhares de professores e jovens para um uso mais consciente da inteligência artificial.

“As iniciativas premiadas este ano ilustram como a tecnologia deve permanecer a serviço da educação, e não o contrário. Em um momento em que a IA está revolucionando os métodos de ensino, a UNESCO continuará a garantir que seu uso permaneça pautado por princípios éticos e sirva ao bem comum”, destacou a gestora.

O Estado brasileiro foi o primeiro território das Américas a integrar a IA na grade curricular das Escolas Públicas da Educação Básica, tornando-a disciplina obrigatória do 9º ano até o final do Ensino Médio. Implantado em 2024, o Programa Piauí Inteligência Artificial oferece uma trilha de aprendizagem de três anos que integra a ética da IA em todos os seus módulos e combina atividades digitais e offline, tornando-a acessível em ambientes com poucos recursos.

Rafael Fonteles e Washington Bandeira inauguram Ceti Santa Fé em Teresina. Foto: TV Lupa1Rafael Fonteles e Washington Bandeira inauguram Ceti Santa Fé em Teresina. Foto: TV Lupa1

A iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), atende mais de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com mais de 800 professores capacitados para ministrar a disciplina.

“A educação pública do Piauí, sob a liderança do nosso Governador Rafael Fonteles, além de grande destaque nacional no tempo integral, ensino profissional e IDEB, é hoje também uma referência internacional em inovação e uso da tecnologia no ensino-aprendizagem. Estamos formando nossos estudantes para o mundo do presente e do futuro, garantindo a eles mais e melhores oportunidades de sucesso”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

O programa é uma parceria da Seduc com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Inteligência Artificial e Google.

Sobre a UNESCO

Com 194 Estados-membros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança, liderando a cooperação multilateral em educação, ciência, cultura, comunicação e informação. Atualmente sua Diretora-Geral é Audrey Azoulay.

Com sede em Paris, a UNESCO possui escritórios em 54 países e emprega mais de 2.300 pessoas. Além disso é responsável por supervisionar mais de 2.000 sítios do Patrimônio Mundial, Reservas da Biosfera e Geoparques Globais; redes de Cidades Criativas, Aprendizagem, Inclusivas e Sustentáveis; e mais de 13.000 escolas, cátedras universitárias, instituições de treinamento e pesquisa associadas, com uma rede global de 200 Comissões Nacionais.

“Como as guerras começam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que as defesas da paz devem ser construídas” – Constituição da UNESCO, 1945.

Fonte: Com informações do Unesco.ORG

Fonte