UFPI desenvolve projeto inédito de mapeamento de pesquisadores acadêmicos

Radar acadêmico

Pesquisa de campo nos campi. A UFPI está mapeando os pesquisadores da instituição em cadastro inédito. Desenvolvido pela professora Jacqueline Dourado, superintendente de Comunicação, o estudo não apenas registra autores e projetos em andamento, mas mergulha na investigação para saber quais ferramentas de comunicação são mais usadas pela comunidade acadêmica.

Produtividade

A Universidade Federal do Piauí vem se destacando por conquistar espaços importantes no universo pedagógico nacional. Como o quarto lugar em aprovação no PROINFRA, garantindo R$ 15 milhões à instituição. Além do crescimento em dobro nas bolsas do CNPq, que somam 40 bolsistas. Vitórias em editais também posicionam a UFPI em destaque.

Magnífico

A pesquisa avança. Já são cerca de 600 cadastrados, refletindo a produção intensa de conhecimento. A Dra. Nadir Nogueira, primeira mulher reitora da UFPI, entende que o estudo favorece a todos: “Com isso dará mais visibilidade àquilo que produzimos. Conhecimento, ciência e tecnologia, beneficiando a sociedade de forma ampla”.

Premiada

A Dra. Norma Meireles Mafaldo, presidente da Rede de Rádios Universitárias do Brasil – RUBRA, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na noite da última quinta-feira, 4, em Vitória, capital capixaba. Onde aconteceu o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Professora da Universidade Federal da Paraíba, é piauiense. Parnaibana da gema.

Pioneira

Norminha, como é conhecida entre os contemporâneos colegas da UFPI, é uma pessoa doce e de boa convivência. Juntamente com o jornalista Marcelo Rossi e eu, desenvolvemos o Jornal RU, que era um programete de rádio que exibíamos no restaurante universitário. Notícias sérias com humor de sobremesa. Também fomos colegas na Antares, rádio e TV Antena 10. O Piauí brilhando com seus talentos.

Premiada 2

Também brilhando no mesmo evento, a Dra. Ana Regina Rego recebeu o prêmio na categoria “Maturidade Acadêmica”. A professora da UFPI tem um trabalho tenaz de combate à desinformação. Entender o mecanismo de funcionamento do cenário corroído pelas mensagens eivadas por carga maliciosa, para não dizer narrativas mentirosas, é a matéria-prima de seu foco recente.

Livraço

A professora de Comunicação Social tem um trabalho maravilhoso publicado em dois volumes. Leitura obrigatória a quem é da comunicação, “Jornalismo Político do Século XIX” é um farol que traz muitas camadas de esclarecimento histórico, resultado de sua pesquisa. Inclusive o que temos de mais robusto no aprofundamento biográfico do jornalista-profeta, David Moreira Caldas.

Em Fortal

A Caixa Cultural de Fortaleza vai receber nosso mestre das artes visuais, Nonato Oliveira, no próximo dia 13. A Vivência Artística levará um dos ícones da identidade nordestina a um momento de aproximação com o público, permitindo uma sessão de pintura ao vivo. Uma imersão no universo de símbolos construídos durante uma carreira de 60 anos de sublime arte.

OPTCH!

Hoje tem exibição do filme “A Cigana”, uma documentário biográfico dos 30 anos de carreira do cantor e compositor, Benício Bem. Dirigido por Thiago Furtado, o longa de 75 minutos estreou levando prêmio de melhor filme no 14º Festival Internacional Rio LGBTQIA+. A curiosa história do encontro com ciganos em Brasileira, que mudou uma vida para sempre. Club dos Diários, às 17h.

Reggae

O filho da lenda Bob Marley vem reverenciar a obra do pai, que celebra 80 anos (in memoriam), e apresentar suas canções que promovem a paz social e refletem sobre a condição humana. “Colors of Royal Tour” é um espetáculo que traz as cores do ritmo da Jamaica, defendidas com mantras que inspiram gerações há muitos anos. Hoje. No Teresina Hall.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte