O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu, nesta segunda-feira (13), manter a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) em prisão domiciliar, além de confirmar seu afastamento da Câmara Municipal de Teresina (CMT). O relator manteve seu voto favorável à soltura de Tatiana Medeiros, mas outros seis membros, de forma unânime, da Corte votaram contra o retorno da vereadora à Câmara.
A decisão foi tomada pelo plenário da Corte, que rejeitou uma liminar anteriormente concedida pelo juiz José Maria de Araújo Costa, relator do casoa qual permitia que a parlamentar retomasse suas atividades legislativas.
O pedido para que a liminar fosse analisada pelo colegiado partiu do procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva. Embora o relator tenha reiterado seu posicionamento favorável à concessão do habeas corpus e atendido ao pedido da defesa para a retirada da tornozeleira eletrônica, a maioria dos membros do TRE-PI votou contra a liminar, seis dos sete julgadores foram contrários à medida.
Com isso, Tatiana Medeiros permanece em prisão domiciliar e continua afastada de suas funções no legislativo municipal.
Veja o momento da decisão:
Reviravolta
O advogado Edson Araújodefensor da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), chegou a informar que a parlamentar ia solicitar a retomada das indicações dos servidores comissionados de seu gabinete e pedir a retirada da tornozeleira eletrônica. A declaração foi dada nesta segunda-feira (13) durante visita à Câmara Municipal de Teresina, onde o advogado se reuniu com a Procuradoria da Casa para tratar dos trâmites de retorno da vereadora às atividades legislativas. O gabinete da parlamentar permaneceu fechado durante a manhã.
Segundo Edson Araújoa decisão do Tribunal Regional Eleitoral assegurava o retorno de Tatiana Medeiros ao exercício do mandato.
“A decisão trata explicitamente sobre isso, o retorno ao mandato dela. Faz algumas restrições muito pequenas, ela só não pode ter contato com pessoas que estavam elencadas no processo. Isso já foi resolvido”, explicou.
Matéria em atualização..
Deixe uma resposta