Setembro continua com conta de luz mais cara e bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (29) que a Bandeira Vermelha patamar 2 será mantida no mês de setembro. Com a medida, os consumidores brasileiros terão um acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em suas contas de energia elétrica.

Conta de energia continua mais cara – Foto: Agência Brasil

A decisão reflete a atual situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas, cujos níveis permanecem abaixo da média histórica, prejudicando a geração de energia a partir da água. Para suprir a demanda, há necessidade de acionamento maior de usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado, justificando assim a manutenção da bandeira mais cara.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, tem o objetivo de sinalizar aos consumidores o custo real da geração de energia no país. Cada cor indica o nível de custo da eletricidade: verde (baixo custo), amarela (custo moderado) e vermelha (custo elevado), sendo o patamar 2 da bandeira vermelha o mais alto.

Segundo a ANEEL, as bandeiras permitem que o consumidor tenha maior controle sobre o próprio consumo. “Ao saber que a bandeira está vermelha, é possível adaptar o uso de energia e, assim, reduzir o valor da conta”, explica a agência.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte