Rota do Reggae: Teresina recebe shows de Julian Marley e Eric Donaldson

Rota do reggae

Duas grandes atrações do reggae mundial fazem shows em Teresina, em setembro. Primeiro, Julian Marley, no dia 6, no Teresina Hall. E no dia 20, Eric Donaldson, no Clube do Marquês. A comunidade regueira está em compasso de espera para celebrar o ritmo malemolente, que convida a dançar. Quando surgiu, os ingleses chamaram de rock love.

Sangue azul

Julian Marley traz a linhagem nobre do ritmo autêntico da Jamaica. O quinto filho de Bob, ícone mundial do reggae, nasceu em Londres, mas cada uma de suas células pulsa na herança genética musical de seu pai. O artista chega com a força do Grammy de Melhor Álbum de Reggae 2024, por “Colors of Royal”. Suas letras abordam o amor, a espiritualidade e a consciência social.

Vozeirão

Eric Donaldson, velho conhecido dos teresinenses, é um dos maiores cantores jamaicanos de reggae. Aos 78 anos, mantém a vitalidade nos palcos e a potência na voz. Todo mundo aguardando a clássica “Cinderella” para se soltar com um dos top hits mundiais do gênero. E outras canções consagradas de uma carreira que começou em 1964.

No radinho

Estão abertas as inscrições do 16º Festival de Música da Rádio Nacional, até 30 de setembro. O concurso seleciona 12 canções para a final. Premiações nas categorias melhor música com letra, melhor intérprete, melhor letra, melhor arranjo e melhor música mais votada na internet. Cada compositor pode concorrer com até duas músicas com letra. Informações: radios.ebc.com.br

3.0

O presidente Lula assinou ontem, 27, o decreto que implementa a TV 3.0 em todo o país. Considerada a TV do Futuro, o sistema integra internet na transmissão de som e imagem, criando infinitas possibilidades de interatividade. A TV aberta chegou ao nível da personalização, inclusive de anúncios sob medida para o consumidor, que pode fazer compras direto de seu televisor.

Cerimônia de assinatura do decreto no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert

Interatividade

O governo prevê que o sistema entre em funcionamento em junho de 2026. A tempo da explosão de audiência e consumo gerada pelo evento da Copa do Mundo, que promete ser a maior da história, em três países: EUA, México e Canadá. O Brasil parte na frente com o lançamento de um dos sistemas mais modernos de transmissão de som, imagens e dados.

A parede

Tem anúncio patrocinado circulando na internet do musical internacional, “Pink Floyd, The Wall – Live”. Sucesso na Inglaterra por mais de 30 anos, entrou em circulação mundial. O Brasil vai receber a turnê entre fevereiro e março do ano que vem. E Teresina está agendada para o dia 2 de março, no Teatro G3 Telecom.

O Muro

O espetáculo apresenta o álbum integral que marcou a história do rock para sempre, desde o seu lançamento, em 1979. Mesmo que as pessoas não saibam o significado da letra mundo afora, a melodia de “Another Brick in the Wall” sequestra a atenção imediatamente de quem a ouve. A obra-prima da banda inglesa é um musical imperdível.

Inspiração

A estudante piauiense da rede pública estadual de ensino, Camila Tales, 17 anos, foi selecionada entre os mais de 6 mil inscritos de todo o país para o Brazil Conference em Harvard. Uma grande conferência, com vários temas, sobre o nosso país numa das maiores universidades do mundo. Camila venceu todas as etapas e vai estar na edição 2026, juntamente com o seu professor, Sales Macedo. Parabéns!

Carnaval no além

O professor Adalmir Miranda profere palestra hoje, às 15h, no Cine Teatro Torquato Neto. Com o tema “Aspectos Carnavalizadores em Auto do Lampião no Além de Gomes Campos”. A tese de mestrado de um dos grandes artistas contemporâneos traça a importância a quem reconhece o teatrólogo e filósofo ilustre de Regeneração como fundamental à nossa cultura.

Ilustre

O evento faz parte do Festluso, que celebra a passagem do centenário do autor e professor, que dá nome à escola técnica de teatro. Aliás, uma luta pessoal minha. Quem sentou à mesa do debate para a escolha do nome sabe como tudo aconteceu. Qualquer dia desses eu conto a história, ocorrida numa reunião na sala do secretário de educação da época, Antônio José Medeiros.

“Auto do Lampião no Além”, 1996, Grupo Harém de Teatro. Foto: Reprodução Facebook.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte