O governador Rafael Fonteles e o secretário de educação Washington Bandeira realizaram neste sábado (16), às 10h30, a entrega da reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Heli Sobral, localizado no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina.
Reforma e modernização do Ceti Desembargador Heli Sobral. Foto: TV Lupa1
“Hoje nós estamos celebrando os 173 anos de Teresina, e é um presente para a nossa capital, para a educação pública de Teresina e do Piauí, essa nova estrutura do CETI Desembargador Heli Sobral. Agora os estudantes vão poder se dedicar com mais conforto, com um ambiente ainda mais atrativo aos estudos, vão poder avançar ainda mais nos resultados de aprendizagem, e assim também os professores, os gestores no seu trabalho diário” disse o secretário de educação.
Secretário de educação Washington Bandeira. Foto: TV Lupa1
A ação que também celebra o aniversário de 173 anos da capital contou com a presença de alunos, professores e diversas autoridades incluindo os deputados estaduais Marden Menezes (PSD) e Fábio Novo (PT).
“A educação é sem dúvida nenhuma um dos pontos fortes da gestão do nosso governador Rafael Fonteles. O Piauí tem o melhor IDEB do Nordeste hoje e o quarto melhor do Brasil. Não é pouca coisa, são dados que realmente mostram os avanços alcançados nesse curto espaço de tempo e a projeção que nós temos aí de perspectiva para o futuro. Hoje as escolas do Piauí estão reestruturadas, um ambiente realmente que traz a autoestima para o aluno tanto no espaço das salas de aula, nos laboratórios, nas atividades esportivas que têm agora aparelhos e espaços adequados. Há um investimento maciço, concentrado na melhoria dessa estrutura de educação e os resultados estão nos índices que a cada medição, a cada momento em que o Ministério da Educação traz o quadro da educação pública no Brasil, o Piauí está sendo destaque”, pontuou o deputado Marden.
Deputado estadual Marden Menezes (PSD). Foto: TV Lupa1
Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, a nova estrutura da unidade conta agora com 15 salas de aula, Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Mediação Tecnológica, laboratórios de Informática e Ciências, biblioteca, refeitório, banheiros com vestiários, quadra poliesportiva, estrutura para atender o Programa Piauí Saúde Digital, além de um espaço dedicado à prática de tênis de mesa.
Reforma e modernização do Ceti Desembargador Heli Sobral. Foto: TV Lupa1
“Estamos com mais de 300 obras em andamento em todo o Piauí, para deixar todas as escolas até o próximo ano nesse padrão que a gente chama padrão ouro. E hoje nós temos um anúncio importante, 100% das escolas de Teresina climatizadas, 100% de climatização hoje, finalizando aqui com o Heli Sobral. Então é um anúncio importante, a climatização é necessária no nosso Piauí, na nossa Teresina, onde o sol brilha muito, brilha para todos os teresinenses e piauienses”, destacou Washington Bandeira.
A Escola de Tempo Integral atende 454 alunos, ofertando Ensino Médio regular e integrado ao Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, além de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos com Formação Técnica (EJATEC).
Além do ensino médio regular, as escolas da rede pública estadual ofertam diversos cursos técnicos profissionalizantes, com destaque para os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital, Desenvolvimento de Jogos, Produção de Áudio e Vídeo e Energias renováveis.
“A meta era chegar às mais de 500 escolas do nosso Estado de tempo integral. Ali no começo do Governo Rafael eram 96 escolas, nós vamos chegar às 500 escolas até o final. Qual é o salto que nós temos nesses dois anos e meio? Nós já temos o melhor ensino médio do Nordeste e o quarto melhor do país”, destacou o deputado Fábio Novo.
Deputado estadual Fábio Novo (PSD). Foto: TV Lupa1
Universalização do ensino de tempo integral em 2025
Atualmente o Piauí vive uma revolução na infraestrutura das escolas da rede estadual de ensino com o objetivo de oferecer espaços educacionais de qualidade, além de alcançar a meta do Governo do Estado de tornar o Piauí o primeiro do Brasil a ter 100% das escolas de ensino médio no modelo de tempo integral em 2025.
“Determinação, obstinação de universalizar esse padrão de infraestrutura nas escolas estaduais do Piauí. Já são mais de 300 em um padrão semelhante a esse. Ainda faltam mais de 200 para a gente chegar em todas, mas estão em obras ou estarão em obras muito em breve. Então é de Norte a Sul do Estado e, claro, a capital, Teresina, hoje completando 173 anos, não deixa de ser um símbolo importante a gente utilizar esse dia para fazer mais uma entrega da educação agora no CET, Centro Estadual de Tempo Integral, Eli Sobral, aqui no Mocambinho. Então vocês vão ter a oportunidade de ver aí cada espaço, o zelo, o cuidado, a qualidade dos materiais e, sem dúvida, essa escola que já tem bons resultados, os resultados vão melhorar ainda mais a partir dessa infraestrutura”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.
Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Foto: TV Lupa1
As melhorias são frutos de um investimento total de R$ 1,5 bilhão do programa Moderniza Seduc, lançado pela Secretaria da Educação (Seduc). O programa deve alcançar todas as 645 escolas da rede estadual com o propósito de atender às necessidades pedagógicas e extracurriculares, ampliando o tempo de aprendizado e proporcionando atividades como aulas de robótica, educação financeira, inteligência artificial no currículo, além da oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Piauí Saúde Digital
Além de um ambiente escolar mais moderno, os alunos também contam com uma sala do Programa Piauí Saúde Digital, que oferece atendimento médico 24 horas. O programa está disponível para 224 municípios e desde sua implantação já realizou mais de meio milhão de atendimentos em todo o estado.
“Em cada escola dessa terá disponível uma sala com a ambientação adequada para que o estudante possa ter consultas com tranquilidade, consultas com especialistas com data e hora marcada, evitando inclusive o absenteísmo escolar, então além dos estudantes conseguirem fazer consultas na própria unidade escolar, evita-se que se ausentem da escola, tenha faltas escolares para a realização de consultas. Além disso, é bom destacar que os servidores da própria unidade escolar também podem acessar esse serviço e também os familiares, caso seja necessário também”, destacou o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde, Dirceu Campelo.
Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde, Dirceu Campelo. Foto: TV Lupa1
Com a implantação de telemedicina, o Piauí Saúde Digital conecta pacientes oferecendo atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição. O programa facilita o agendamento de consultas e a realização de exames, otimizando os serviços de saúde e reduzindo as filas de espera.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta