O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), divulgou nesta sexta-feira (29), o resultado da lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. Os estudantes que manifestaram interesse em participar da lista de espera já podem conferir se foram pré-selecionados pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. A lista de espera do Prouni é voltada a inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma.
Programa Universidade para Todos (Prouni) – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Quem for pré-selecionado na lista de espera deverá comprovar as informações prestadas em sua inscrição diretamente na instituição de ensino, no período de 29 de agosto a 5 de setembro. A entrega dos documentos na instituição de ensino superior pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico.
A instituição deverá disponibilizar em suas páginas na internet um campo específico para o encaminhamento da documentação. Caso esse tipo de acesso não possa ser disponibilizado, deverá ser colocado à disposição dos estudantes colaboradores para que recebam a documentação, fisicamente, nos locais de oferta de curso e nos horários regulares de funcionamento. A instituição deverá, ainda, emitir a comprovação da entrega dos documentos, de acordo com o meio utilizado para o seu recebimento, seja físico ou virtual.
O registro de aprovação ou reprovação do candidato e a emissão do termo de concessão de bolsa, se for o caso, deverão ser providenciados pelas instituições de ensino superior participantes desta edição do Prouni. O prazo é de 30 de agosto a 12 de setembro.
De acordo com o edital que rege a seleção, as instituições que optarem por efetuar um processo próprio de seleção já deverão ter comunicado formalmente aos candidatos pré-selecionados sobre a existência dessa exigência.
As instituições precisam informar a natureza da sua seleção e os critérios para aprovação, que não poderão ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos demais estudantes selecionados em seus processos seletivos regulares. Além disso, é proibida a cobrança de qualquer tipo de taxa para a seleção dos candidatos ao Prouni.
Nesta edição, o MEC ofertou mais de 211 mil bolsas. Desse total, mais de 118 mil são integrais (sem custo) e mais de 93 mil são parciais (metade da mensalidade). As bolsas são destinadas a mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta