MC
Quem é Cerimonialista tem capacidade diferenciada, inata ou por treinamento, para planejar, organizar e executar eventos cerimoniais públicos e privados. O sonho de um matrimônio ou uma solenidade governamental são realizados com profissionais muito preparados. Fui inserido no universo ainda na adolescência, como mestre-de-cerimônias de eventos religiosos e institucionais. Servi ao Governo do Estado por 4 anos e aprendi muito sobre cerimonial público.
Livro
O Dia Nacional do Livro conecta a data da Fundação da Biblioteca Nacional, em 1810, quando recebeu o acervo da Real Biblioteca de Portugal, que veio junto com a família real, aportando no Rio de Janeiro. O objeto físico ainda é o preferido dos leitores. Óbvio que o livro digital avança, mas quem se apaixona por folhear um volume novo e busca aquele aroma em páginas repletas de aventuras, sonhos e conhecimento, não vai abandonar a oportunidade de o ter nas mãos.
TODOS
Um projeto curioso vem promovendo acesso aos livros há três anos. A primeira, em 2023, foi na Praça Landri Sales. Mais conhecida como Praça do Liceu. A segunda, no ano passado, foi no Parque da Cidadania. Foram distribuídos cerca de 3.500 livros nos dois primeiros, segundo os organizadores. Bruno Baker e Fabrício Castro vão realizar a terceira edição no próximo dia 8, novamente no Parque, com previsão de distribuição de 2 mil volumes de artes, política, filosofia, romances, etc.
Na praça
“Todo mundo odeia livros! Quem não odeia pegue o seu” é uma iniciativa cidadã, que mostra o poder de mobilização social voluntária em ação de guerrilha para expansão de leitores. Rompendo obstáculos, facilita o acesso. Muitas vezes, o leitor só precisa de uma oportunidade para se encontrar com o livro certo. Com show de James Brito, lançamento de livros e performances, o Sebo Literário vai fazendo a sua parte.
Cartaz
A UFPI vai fortalecendo o seu braço cinematográfico com “Mulheres Entrelaçadas: entre vozes que ecoam”. Com financiamento pelo Ministério da Saúde, por meio do CNPq, o curta documentou histórias de mulheres que compartilharam suas experiências no tratamento de hanseníase. A doença estigmatizante, traz historicamente o preconceito a quem a enfrenta. É neste cenário sensível que o filme se ambienta.
fluxo
Na equipe técnica, Fábio Solon (roteiro), também assina a produção executiva juntamente com Olívia Dias e Bruno Guedes. Na produção, Alisson Carvalho e Geanne Viera. O time integra o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados. O filme teve apoio da FAPEPI e do Governo do Piauí. Participou do Festival de Cinema do Museu do Mar, concorre no Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que acontece em Floriano, em novembro. E classificou-se para a 10º Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc – Muito bom!
Confluente
O festival, em seu segundo dia, promove oficina ministrada por Márcio Douglas, no auditório Sulica. “O Sombrio na Palhaçaria”, na parte da manhã. À noite, “A Sétima Primavera”, peça de Teresina, com Ricco Lima e Silmara Silva, conta as prosódias de um casal que vive os desafios da intimidade de sete anos de convivência. No Teatro Torquato Neto, Club dos Diários, às 19h. Ingressos gratuitos devem ser pegos antes no local da apresentação.
Boca
O público errante do velho projeto de circulação de bens musicais vem diminuindo. Na semana passada, mesmo com o auxílio luxuoso do compartilhamento nas redes do governador Rafael Fonteles, a plateia foi pequena, restrita ao círculo de amigos e familiares. É preciso analisar o que fazer para impulsionar a política mais que necessária. Na noite de hoje, devido a programação do festival Confluências, JV Band abre a noite, às 20h. E Eita Píula deve subir ao palco às 21h.
Conversa
No Teresina Shopping, Douglas Machado dá sequência ao seu bem-sucedido projeto de Rodas de Conversas com segmentos diversos da arte e cultura do Piauí. Na noite de hoje, o episódio 2 do bate-papo com o Marcelo Evelin, que começou em 9 de outubro, torna ao Espaço Cultural do centro de compras para a gente consumir “O que não é coreografia”, a partir de 19h. A exposição sobre a obra do artista segue até amanhã, no mesmo espaço.
“Nós vamos sorrir”
Motivo não falta para o audiovisual brasileiro. Impulsionado pelo sucesso de grandes produções brasileiras que se projetam com conquistas de grande vulto, como Palma de Ouro, Globe e Oscar. O brilho dos troféus arrasta multidões às salas de cinema. A insdústria da economia criativa equivale à farmacêutica e ultrapassa em 50% a automotiva. Em 2024, o setor gerou mais de 600 mil empregos e movimentou R$ 70,2 bilhões.

















Deixe uma resposta