A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Combate à Corrupção, instaurou o Inquérito Policial para investigar supostos crimes de estelionato e falsificação de documento público relacionados à transferência irregular de um veículo Chevrolet Onix, placa QCN9C90.
Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do PiauíReprodução
A investigação foi iniciada após representação criminal de um homem que relatou ter sido vítima de fraude ao negociar o referido veículo. Segundo o boletim de ocorrência registrado em março de 2024, o suposto autor do crime se apresentou como funcionário da Assembleia Legislativa do Piauí e filho de político influente, o que teria sido usado para gerar confiança na negociação.
A vítima afirma que o acusado levou o carro sem realizar o pagamento acordado de R$ 56 mil, tendo entregue apenas uma promissória. O pagamento não foi efetuado e, nos dias seguintes, o suporto criminoso teria desaparecido. A transferência do veículo foi concretizada sem autorização do antigo proprietário, configurando, segundo a polícia, possível falsidade documental.
Além do inquérito principal, o processo foi desmembrado em relação a outros envolvidos para análise sobre a viabilidade de acordo de não persecução penal (ANPP). Há também suspeitas de envolvimento de agentes públicos no processo de transferência veicular.
A ordem de missão policial expedida pelo delegado Francisco Dennis Lustosa Sampaio determinou diligências específicas, incluindo a identificação do atual proprietário do veículo e o levantamento de boletins de ocorrência anteriores em nome do suposto autor. Informações preliminares apontam que ele já é mencionado em outros boletins por supostas práticas semelhantes de estelionato, envolvendo diferentes vítimas no interior do estado.
O caso segue sob investigação e não há, até o momento, denúncia formalizada pelo Ministério Público. O processo não tramita sob segredo de justiça.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta