Piauí inicia programa com foco na prevenção ao uso de drogas em crianças e adolescentes

O Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), vai iniciar a implantação do Programa Prevenção e Cidadania (Cria), uma iniciativa nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Piauí inicia programa com foco na prevenção ao uso de drogas em crianças e adolescentes – Foto: Divulgação

A ação marca o compromisso do Estado com políticas públicas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens.

As atividades serão realizadas entre os dias 18 e 22 de agosto, em Teresina, e incluem oficinas territoriais e capacitação de formadores locais nas metodologias Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto. Os municípios-piloto que participarão da primeira etapa são Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato.

As formações são voltadas a profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, com foco na articulação intersetorial e no fortalecimento de vínculos nas comunidades escolares e territórios de maior vulnerabilidade.

“Estamos investindo em prevenção com base em metodologias reconhecidas e fundamentadas em evidências. Essa parceria com a Senad e a Fiocruz representa um avanço na construção de uma política estadual sólida e comprometida com a vida das nossas crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora estadual de Enfrentamento às Drogas, Simone Pereira.

O Programa Cria foi lançado em 2024 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de integrar ações de prevenção ao uso de substâncias, à violência e à criminalidade, promovendo cidadania e proteção social em todo o país.

Com a adesão ao Cria, o Piauí reafirma seu compromisso com políticas públicas estruturadas, sensíveis à realidade dos territórios e voltadas à promoção da saúde, da convivência comunitária e da redução de vulnerabilidades.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte