Moraes solicita data para julgamento de Bolsonaro outros sete réus

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitou ao presidente da Primeira Turma da Corte, Cristiano Zanin, que agende o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus ligados à investigação sobre a suposta trama golpista que teria como objetivo questionar os resultados das eleições de 2022.

Ex- presidente, Jair Bolsonaro e Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Foto Montagem: Ebc / Nelson Jr. – STF

O pedido de Moraes veio um dia após as defesas apresentarem suas alegações finais, que somam 1.183 páginas de documentos. O julgamento envolverá os réus do chamado núcleo 1, considerado pelo ministro como o grupo “crucial” da investigação, e cuja atuação teria sido determinante na suposta tentativa de golpe.

Além de Bolsonaro, fazem parte desse núcleo o ex-tenente-coronel Mauro Cid, citado 260 vezes pelos réus; o general Braga Netto (PL); e o deputado federal Alexa… . As defesas pleitearam a absolvição de todos os réus e a anulação da delação premiada de Mauro Cid, que tem papel central nas acusações, apontando inconsistências e questionando a validade das informações apresentadas.

O processo que será julgado trata das condutas de líderes políticos e militares no contexto da crise pós-eleitoral de 2022, e é considerado estratégico para o andamento das investigações sobre ameaças à democracia. O STF já deixou claro que o núcleo 1 da investigação tem relevância por concentrar os principais envolvidos na suposta articulação, tornando o julgamento um marco no caso.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte