O vereador Luis Andrés, do Partido Liberal (PL), criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida, anunciada recentemente, provocou reações de aliados políticos do ex-chefe do Executivo, incluindo representantes da legenda no Piauí.
“Moraes está passando dos limites”, diz Luis André, vereador do PL em Teresina – Foto: Lupa1
Em entrevista, o parlamentar avaliou a decisão como um excesso do Judiciário.
“O ministro Alexandre de Moraes está passando dos limites, não só com o ex-presidente Bolsonaro, mas também com o senador Marcos do Val. O poder Judiciário não pode ser um poder único, tem que haver independência entre os poderes”, afirmou.
O vereador ressaltou a popularidade de Bolsonaro e demonstrou surpresa com a medida.
“Isso nunca se viu na nação. Um ex-presidente, com a popularidade que tem Jair Bolsonaro, ter sido preso por decisão monocrática. É algo lamentável”, declarou.
Apesar das críticas, o parlamentar defendeu aguardar os desdobramentos legais e as ações da bancada do PL em nível nacional.
“Vamos esperar a Justiça. A bancada do PL deve crescer nas próximas eleições, podendo ter mais 30% ou 40% do Senado. Isso pode influenciar a composição e as estratégias do Supremo”, completou.
O vereador finalizou destacando a importância do equilíbrio entre os poderes e disse confiar que mudanças podem ocorrer a partir das próximas legislaturas.
“Lamentamos, mas vamos esperar a decisão dos próprios ministros do supremo.”
Veja vídeo:
A decisão de Alexandre de Moraes inclui, além da prisão domiciliar, o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares, como a proibição de uso de redes sociais e contato com outros investigados. O caso ainda deve ser analisado pelo plenário do STF.
Leia mais em:
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta