O ministro Luís Roberto Barroso67 anos, anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi comunicada ao final da sessão plenária, em um momento marcado por aplausos dos demais ministros.
Durante o discurso, Barroso agradeceu aos colegas de Corte e à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), responsável por sua indicação ao STF em 2013.”Sou grato à presidente Dilma Rousseff, que me indicou da forma mais republicana possível”, afirmou.
Formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Barroso construiu uma carreira sólida como advogado e procurador do Estado do Rio antes de chegar ao Supremo. No tribunal, teve atuação de destaque em temas ligados aos direitos fundamentais e à modernização do Judiciário.
Com a saída de Barroso, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar um novo nome para ocupar a vaga. O STF é composto por 11 ministros, e a indicação presidencial precisa ser aprovada pelo Senado antes da posse do novo integrante. Até que isso ocorra, o Supremo funcionará com dez ministros.
Deixe uma resposta