Mandante de homicídios, líder do “Bonde dos 40” é preso durante operação em Teresina

Almon Rica, apontado como um dos líderes da facção Bonde dos 40, foi preso na manhã desta sexta-feira (29), durante uma operação integrada das forças de segurança do Piauí. Ele é investigado por envolvimento em uma série de homicídios ligados à disputa territorial entre facções criminosas que atuam no Piauí e no Maranhão.

Operação integrada em Teresina prende suspeitos de homicídios e apreende armas e drogas – Foto: Divulgação/SSP-PI

De acordo com informações do delegado Charles, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), repassadas à TV LUPA1Alma Rica exercia um papel de destaque dentro da estrutura organizacional da fação, como ‘função geral do estado’ e ficava responsável por autorizar homicídios contra membros de organizações criminosas rivais.

“E como ele assumia esse papel geral do estado, qualquer homicídio que porventura fosse acontecer nesse contexto da disputa territorial, obrigatoriamente teria que ter uma autorização dele como membro da facção e exercendo essa função de geral do estado. Ele foi preso aqui na região do Porto Alegre, Zona Sul da capital”, informou o delegado Charles Pessoa.

Coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa. Foto: TV Lupa1

A operação deflagrada pela Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil, tinha como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e prisão contra indivíduos investigados por homicídios, na região da invasão Dandara dos Cocais, zona Norte de Teresina.

Além da prisão de Almon Rica, a ação resultou na detenção de quatro pessoas: a prima do principal investigado, o companheiro dela e mais um indivíduo. Todos confessaram integrar a organização criminosa e detalharam suas funções na estrutura da facção. No local, a equipe policial apreendeu armas de fogo, um colete balístico e grande quantidade de entorpecentes.

“Um deles tinha a função de guardar arma e colete, aprendemos esse colete aqui, inclusive com esses criminosos, você pode observar, colete resistente que consegue suportar inclusive armas de grosso calibre, então ele tinha a função de guardar armas e guardar esses materiais, outro criminoso atuava no tráfico de drogas e dois também, três da Zona Sul também tinha uma atuação no tráfico”, explicou o delegado.

Operação integrada em Teresina prende suspeitos de homicídios e apreende armas e drogas – Foto: Divulgação/SSP-PI

A ação que integra o Pacto Pela Ordem, foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), em conjunto com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão Especial de Policiamento (BEPI ), além da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

“Uma das operações, o sinal mais complexo, que a gente participou nos últimos meses. Tivemos que fazer uma impulsão na região de mato, um local de difícil acesso, muito mato, morro, até que a gente chegasse próximo da residência onde os criminosos estavam homiziados”, finalizou o delegado.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte