O Governo Federal lançou nessa quinta-feira (4) o Programa Gás do Povo, que garante a gratuidade do botijão de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a iniciativa vai beneficiar cerca de 50 milhões de pessoas, em 15,5 milhões de residências, número três vezes maior do que o atual Auxílio Gás.
Botijão de gás – Foto: Agência Brasil
O novo benefício será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem já recebe o Bolsa Família. Durante a transição, os beneficiários do Auxílio Gás continuarão recebendo normalmente até a migração total para o novo programa.
No estado do Piauí, 208.481 famílias recebem atualmente o Auxílio Gás. A expectativa do governo é que, até 2026, o Gás do Povo alcance 452.692 famílias piauienses, mais que o dobro do público atual. A medida busca aliviar o impacto do preço do gás no orçamento das famílias de baixa renda.
Após o período de migração, os beneficiários poderão retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas, sem intermediários. A autorização para a retirada poderá ser feita de quatro maneiras:
-
pelo aplicativo Vale Digital;
-
por meio de um cartão específico do programa;
-
via QR Code gerado pelo cartão do Bolsa Família;
-
ou presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal.
Com a autorização em mãos, a família poderá se dirigir ao ponto de troca ou revenda credenciada mais próxima para retirar o botijão gratuitamente.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta