A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga as fraudes no INSS teve a sua primeira sessão nesta terça-feira (26). Inicialmente, os parlamentares aprovaram o plano de trabalhos apresentado pelo relator do colegiado, o deputado federal Alfredo Gaspar (PL – AL) e , em seguida, fecharam um acordo para o convite de ex-ministros da Previdência e ex presidentes do INSS que atuaram desde de 2015, abrangendo os governos dos ex-presidente Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e do presidente Lula.
Julio Arcoverde integra CPMI do INSS – Foto: Internet
Um dos integrantes titulares da CPMI, o deputado piauiense Julio Arcoverde (PP – PI), disse que o debate do colegiado deve ser qualificado e que espera que a comissão traga esclarecimentos sobre os devios indevidos nas aposentadorias.
“Primeiro um debate muito qualificado. O relator é um promotor aposentado, o presidente Carlos Viana também conduz com muita experiência e, aqui hoje, aprovamos o plano de trabalhos de comum acordo com a oposição e governo. “
Entre os nomes que devem ser convidados a comparecer na CPI, estão os ex-ministro Onyz Lorenzoni (governo Jair Bolsonaro) e Carlos Lupi (governo Lula). Arcoverde também destacou a rapidez da comissão tem buscado analisar os requerimentos.
“É uma CPMI que está trabalhando com muita celeridade e a gente acredita que nas próximas semanas a gente já começa a inquirir os convocados e os convidados”, ressaltou.
De acordo com o presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos – MG), caso os ex-ministros não compareçam, o convite será revertido em convocação (quando há a obrigatoriedade do comparecimento).
Ex-presidentes do INSS convidados a prestar depoimento na CPMI:
- Lindolfo Neto de Oliveira Sales (2012-2015)
- Elisete Berchiol da Silva Iwai (2015-2016)
- Leonardo de Melo Gadelha (2016-2017)
- Francisco Paulo Soares Lopes (2017-2018)
- Edison Antônio Costa Britto Garcia (2018-2019)
- Renato Rodrigues Vieira (2019-2020)
- Leonardo José Rolim Guimarães (2020-2021)
- Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano (2022-2023)
- Glauco André Fonseca Wamburg (interino em 2023)
- Alessandro Antonio Stefanutto (2023-2025)
Ex-ministros convidados a prestar depoimento na CPMI:
- Carlos Eduardo Gabas (governo Dilma)
- José Carlos Oliveira (governo Bolsonaro)
- Onyx Lorenzoni (governo Bolsonaro)
- Carlos Lupi (governo Lula)
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta