O Governo do Piauí inicia ainda nesta semana a pavimentação no entorno do Museu da Natureza e a entrada do Parque Serra da Capivara, no município de Coronel José Dias. A obra inclui melhorias no acesso aos estacionamentos de veículos e ônibus e ao caminho que leva à Pedra Furada, palco da tradicional ópera da Serra.
Parque Nacional Serra da Capivara – Foto: Chico Rasta/Ministério do Turismo
“Serão implantados cerca de 12 mil m² de piso intertravado. Mais uma ação para incentivar o turismo na região da Serra da Capivara”, destacou o diretor de Obras e Projetos Urbanos da Secretaria Estadual das Cidades, Osvaldo Leôncio.
O investimento atende à crescente demanda de turistas que visitam o parque. Entre janeiro e julho de 2025, o fluxo aumentou 18% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionando a economia local. Em 2018, Coronel José Dias recebia cerca de 12 mil visitantes ao ano. Em 2024, esse número saltou para 40 mil e a expectativa é fechar em 2025 com 45 mil turistas.
Além das obras de acesso, o Governo do Estado atua para reativar os voos comerciais no aeroporto de São Raimundo Nonato, fortalecendo ainda mais a chegada de visitantes ao parque.
“Tivemos uma paralisação dos voos da Azul e agora as atenções do Governo do Estado estão voltadas para encontrar uma solução. O governador está liderando esse processo junto com outros governadores do Nordeste. Em breve serão anunciadas boas novidades”, garantiu o secretário de Turismo, Daniel Oliveira.
Reconhecido como patrimônio da humanidade, o parque abriga a arte rupestre mais antiga das Américas, que segue despertando admiração dos visitantes. “Achei que iria ver apenas algumas pinturas, como nos livros de história, mas a imensidão do lugar superou minhas expectativas”, relatou a aposentada Elizabete Nichele de Oliveira, turista do Paraná.
A TV Antares fez uma série de reportagens sobre o turismo na região de São Raimundo Nonato, que começam a ser exibidas hoje, no canal 2.1. As reportagens também podem ser acompanhadas no canal da TV no Youtube.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta