Falta pouco para o Governo do Estado lançar a plataforma Piauí Oportunidades, ferramenta que visa à inclusão de idosos no mercado de trabalho. Ainda em fase de desenvolvimento, o sistema vai operacionalizar a lei nº 8.839, que institui o Programa Banco de Empregos para Idosos no estado, sancionada pelo governador Rafael Fonteles em outubro. Sistema Nacional do Emprego (Sine), Teresina. Foto: Divulgação
A plataforma permitirá que os usuários façam o cadastro de currículos e escolham cursos de qualificação de forma totalmente online. “As próprias pessoas poderão fazer seu direcionamento de pleito, tanto para qualificação como para contratação de emprego”, destaca o secretário do Trabalho e Emprego, José Santana.
Idosos com dificuldade de acesso à internet poderão participar do programa Piauí Oportunidades por meio de atendimento presencial nas agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine). A iniciativa visa ampliar as oportunidades de trabalho, formais e informais, para pessoas com 60 anos ou mais, promovendo autonomia financeira, valorizando a experiência profissional e combatendo o preconceito etário.
A lei garante que as vagas respeitem as condições físicas, psíquicas e intelectuais do público idoso, em conformidade com a legislação trabalhista e o Estatuto do Idoso. Além disso, o governo oferecerá incentivos fiscais para empresas públicas e privadas que contratarem idosos, estimulando a inclusão desse segmento no mercado de trabalho.
“Teremos a regulamentação desta lei por meio de um decreto do governador, quando teremos conhecimento do tipo de incentivo fiscal destinado a essas empresas que destinam um percentual de suas vagas para este público” finalizou Santana.











Deixe uma resposta