Golpe do falso advogado e falsa assessoria jurídica cresce no Piauí

O Piauí registrou aumento expressivo de casos do “golpe do falso advogado”, prática em que criminosos se passam por profissionais ou escritórios de advocacia para enganar vítimas. Apenas entre junho e julho de 2025, o Procon-PI contabilizou 110 ocorrências em 32 cidades, que resultaram em prejuízos de R$ 211 mil.

Golpe do falso advogado e falsa assessoria jurídica cresce no Piauí. Foto: Divulgação

Diante da gravidade da situação, a OAB-PI lançou, em março de 2025, a cartilha “Cuidado com o Golpe do Falso Advogado!”, voltada a alertar a população sobre como os criminosos atuam, quais sinais merecem atenção e como agir em caso de abordagem suspeita. O material também orienta sobre os canais corretos para denúncia.

A Nelson Wilians Advogados (NWADV), que também vem sendo alvo de tentativas de uso indevido de sua marca por grupos que se apresentam falsamente como “parceiros” ou “escritórios de apoio”, alerta que não mantém qualquer vínculo com tais consultorias.

“São golpes que utilizam credibilidade institucional para enganar pessoas e empresas. Nosso compromisso é proteger clientes e reafirmar que a advocacia deve ser exercida com ética, excelência e transparência”, destaca Ângelo Ribeiro, Diretor do escritório da NWADV em Teresina.

O escritório já adotou medidas judiciais e administrativas para responsabilizar os envolvidos e reforça que todos os atendimentos são realizados exclusivamente por canais oficiais, além de orientar a a população sobre como evitar cair em golpes.

“Nunca confie em contatos feitos por números desconhecidos, desconfie de pedidos de pagamento antecipado e sempre confirme as informações diretamente nos canais oficiais do escritório. A prevenção começa com a checagem de dados e a cautela no primeiro contato”, reforça Ângelo.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte