O deputado estadual Francisco Silva (PT) dará início, na próxima segunda-feira (13), a uma série de audiências públicas para discutir a transposição do Rio São Francisco para o território do Piauí. A primeira audiência acontecerá no município de Simões, às 16h, no auditório da Câmara Municipal.
“É fundamental que não apenas a classe política, mas toda a sociedade se envolva nesse processo. Vamos promover essas audiências nos municípios para apresentar o projeto, ouvir a população, identificar demandas locais e fortalecer a mobilização em defesa da transposição”, destaca Franzé Silva.
Segundo o deputado, a proposta é realizar audiências públicas nos 24 municípios diretamente contemplados pela obra, além de outros dois – Fartura do Piauí e Marcolândia – que, embora não incluídos no estudo preliminar, enfrentam graves problemas de acesso à água e também precisam de atenção.
“Essa região vive uma verdadeira tragédia. Não adianta continuar apostando apenas no carro-pipa ano após ano, pois isso apenas prolonga o sofrimento. Precisamos de uma solução definitiva. A transposição vai aumentar a oferta de água e garantir maior segurança hídrica para o semiárido”, reforça.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) da obra está em andamento. A audiência pública em Simões contará com a presença de Bruno Cravo Alves, diretor do Departamento de Projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Municípios diretamente beneficiados
De acordo com os estudos preliminares, a transposição beneficiará diretamente 26 municípios, 24 localizados no Piauí e 2 na Bahia. Indiretamente, toda a região do semiárido nordestino será impactada positivamente, abrangendo mais de 80 municípios e superando um milhão de habitantes. Os municípios diretamente beneficiados são:
-
Alegrete do Piauí
-
Belém do Piauí
-
Campo Alegre do Fidalgo
-
Capitão Gervásio Oliveira
-
Caridade do Piauí
-
Coronel José Dias
-
Curral Novo do Piauí
-
Dirceu Arcoverde
-
Dom Inocêncio
-
Francisco Macedo
-
Jacobina do Piauí
-
Lagoa do Barro do Piauí
-
Massapê do Piauí
-
Padre Marcos
-
Patos do Piauí
-
Paulistana
-
Queimada Nova
-
São Francisco de Assis do Piauí
-
São João do Piauí
-
São Julião
-
São Lourenço do Piauí
-
Simões
-
Vila Nova do Piauí
-
São Raimundo Nonato
-
Remanso (BA)
-
Eu sinto que sei (BA)
Deixe uma resposta