A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) realizará o Fórum Serviço Social no Combate à Violência contra a Mulher, nesta sexta-feira (22), no auditório da unidade às 8h. O evento reunirá profissionais para debater a atuação profissional, políticas públicas, estratégias de acolhimento e dados sobre violência de gênero.
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). Foto: Divulgação
A iniciativa foi tomada após a análise de dados recentes do Mapa da Segurança Pública e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que revelaram que em 2024, quase 1.500 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil (uma média de quatro por dia). No Piauí, em 2024, houve um aumento de 17,8% nos casos de violência de gênero em comparação com 2023, passando de 202 para 238 registros, segundo a Rede de Observatórios da Segurança.
De acordo com a supervisora do Serviço Social da NMDER, Jéssica Soares, os números refletem a necessidade urgente de políticas públicas, redes de proteção e fortalecimento dos serviços de atendimento às vítimas em todo o Piauí.
“A violência contra a mulher é uma realidade que precisa ser enfrentada de forma coletiva e articulada. O Fórum é uma oportunidade de fortalecer a rede de proteção e reafirmar nosso compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado, garantindo que essas mulheres não estejam sozinhas”, ressaltou.
Durante o evento, serão discutidos temas como estatísticas da violência de gênero, representatividade feminina em espaços historicamente masculinos, desafios na investigação de feminicídios, políticas públicas e redes de proteção, construção da masculinidade não violenta, além da atuação do Serviço Social e do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).
A programação contará com a participação da Tenente-Coronel Maria Elizete de Lima (SSP-PI), da delegada Nathalia Figueiredo (Núcleo de Feminicídios), da coordenadora municipal da Casa da Mulher Brasileira, Raquel Soares , da Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, de Zenaide Lustosa, além de profissionais da NMDER, que compartilharão suas experiências no atendimento a mulheres em situação de violência.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta