A primeira noite da 4ª edição do Festival Maria Isabel, realizada nesta sexta-feira (22) na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, foi marcada por um encontro de sabores, cultura e tradição nordestina. O evento, que segue até domingo (24), celebra o tema “Temperos do Nordeste” e já mostrou, na abertura, a força da gastronomia piauiense e a diversidade cultural da região. Com entrada franca e pratos a preço único, o evento consolidou-se como o maior festival gastronômico genuinamente piauiense.
Festival da Maria Isabel – Foto: Reprodução
“Essa primeira noite já foi um grande sucesso, mostrou o quanto a gastronomia dialoga com a cultura. O público saiu encantado com a qualidade e criatividade dos pratos. Esse é o espírito do Festival Maria Isabel: democratizar a boa mesa e valorizar o que temos de mais autêntico”, destacou Vitor Bezerra, presidente da Abrasel no Piauí, que falou ao público durante a abertura oficial do festival, ao lado do vereador Aloísio Sampaio e de representantes da Stone e da Equatorial, patrocinadores do evento.
Ao todo, 14 estabelecimentos participam desta edição, oferecendo pratos exclusivos a preço único de R$ 25,00. Além da boa comida, o público pode visitar a Mercearia Sebrae, prestigiar os artesãos da própria Central e aproveitar uma programação que mistura música, arte e gastronomia.
Festival da Maria Isabel – Foto: Reprodução
No Palco Cultural, o público lotou o espaço para acompanhar a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina, do Balé da Cidade e do Forró Desmantelado.
Na Cozinha Show, o talento e a criatividade dos chefs convidados foram protagonistas. O destaque ficou para o paraibano Houston Pina, que preparou sua tradicional paella nordestina, servida diretamente de uma panela gigante e carregada de afetividade. O chef piauiense Waldyr Borim apresentou o Capitão de Cuxá com Queijo Coalho na folha de vinagreira, prato que evidencia tradição e identidade. Já os chefs Mirla e Hemerson trouxeram uma aula-show recheada de técnicas, histórias e aromas regionais, mostrando como a culinária do Nordeste é feita de afeto.
A expectativa é que mais de 10 mil pessoas circulem pelo espaço até o domingo, movimentando não apenas o setor gastronômico, mas também turismo e economia local.
Neste sábado (23), o festival tem início às 18h e promete manter o ritmo animado com shows de Rebeca Teixeira e Kaio Japa, além de novas experiências na Cozinha Show.
O Festival Maria Isabel 2025 conta com patrocínio de Governo do Piauí, Sietur, Equatorial, Semdec, Coca-Cola, Eisenbahn, Stone, Banco do Nordeste e Brahma; apoio de Senac, Sebrae e Sistema Fiepi; e parceria de Sindha, Sicredi, Prática, Empório Pescados, Ice Gelo, Hortifruti Santo Expedito e Unifisio.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta