Festival de Violeiros celebra 50 anos promovendo a poesia popular

Cinquentão

Começa hoje o maior espetáculo de repente da Terra. O Festival de Violeiros Norte e Nordeste está completando 50 anos de valorização e promoção da poesia popular. Onde circulam os grandes nomes da cultura que resiste incólume aos modismos, às tendências, à indústria do show business. É a palavra raiz que salta da imaginação cabocla, do chão, do coração.

Poesia do sertão

Os versos populares dizem com mais propriedade as coisas que são nossas. Objetos, sentimentos, memórias, valores, sabores, amores. Cada um tem o seu jeito de contar a história. E a poesia popular é a forma mais cândida, mergulhada na resistência, na sobrevivência em condições adversas. Onde também há beleza e perspicácia.

De repente

O improviso adornado ricamente por um vocabulário único. Aplicando sabedoria com fartas doses de bom humor. É um universo próprio, transbordando criatividade e selando nossa identidade cultural com inteligência prática. A Associação de Violeiros e Poetas Populares do Piauí é guardiã deste legado, defendido há 50 anos pelo Armazém Paraíba.

Poetas populares no Teatro de Arena: Foto: divulgação

Seu João

Sempre teve um pai, que cuidou com carinho, mantendo o pimpolho mesmo depois de grande. E segue dando suporte através dos seus filhos, que herdaram o interesse em preservar cultura tão linda. É impossível não lembrar de Seu João Claudino Fernandes, que idealizou e construiu o projeto de manutenção de seu grande tesouro: a cultura popular.

Seu João Claudino Fernandes, defensor da cultura popular. Foto: Internet

Pedro Mendes

O palco segue no velho Teatro de Arena, na Praça da Bandeira, a partir das 19h. Amanhã tem também, no mesmo horário. Arquiteto que moldou o projeto, também poeta, Pedro Mendes Ribeiro, é uma lenda viva, reserva histórica do grande evento. É impossível calcular o valor da fortuna cultural que temos na capital do sertão, guardada com tanto zelo e respeito pela família Claudino.

Pedro Mendes Ribeiro, ícone da comunicação e da poesia popular. Foto: divulgação

Prorrogado

O Ministério da Cultura deu um pouquinho mais de prazo para o envio do PAR – Plano Nacional dos Recursos, que agora pode ser repassado até 19 de setembro. Municípios, estados e o Distrito Federal, só podem receber recursos do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, com a prestação de contas de 60% do total executado. Tudo é novo. O uso da plataforma pode causar algumas dificuldades no início, mas está fluindo.

Povo na bola

Amanhã tem a final da Taça das Favelas 2025, promovida pela Central Única das Favelas – CUFA. O evento começa às 15h30, no estádio Lindolfo Monteiro. Na final masculina, o Promorar encara o Madre Teresa. As meninas vão à luta entre Primavera e São João. É a comunidade que se fortalece pelo esporte das multidões. Trasmissão pela TV e rádio Assembleia.

$ó uma arara

Tá valendo desde ontem a Semana do Cinema, que promove a sétima arte com bilhetes a apenas R$ 10. De 28 de agosto até 5 de setembro, todas as salas de cinema do país estão na mesma vibe. Já estou com a minha listinha para os próximos dias. Não sei qual vou ver primeiro: “O Último Azul” ou “Légua Tirana”.

Prêmio nacional

Estão abertas as inscrições do Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional, até 15/09 – criada para valorizar produções de fora do eixo Rio/São Paulo. O prêmio reconhece a excelência e a diversidade das montagens que promovem as artes cênicas há mais de 30 anos. Podem concorrer espetáculos que estiveram em cartaz de novembro de 2024 até 31 de outubro de 2025.

Premiação disputada pela cena teatral brasileira. Foto: divulgação.

Sextou

Hoje tem Ana Flor no Seu Javas, das 18h em diante. Na esquina mais vibrante do Centro de Teresina. Sem couvert. Com a presença da galera mais descolada da mesopotâmia setaneja. União de tribos. Unidos para celebrar a vida em paz e com muita alegria. É o que promete e entrega a rapaziada que vai fortalecendo a revitalização da alma da cidade. Valeu!

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte