Fábio Novo assume presidência do PT estadual e destaca força da democracia interna

O deputado estadual Fábio Novo tomou posse nesta sexta-feira (29) como presidente da nova direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí. A cerimônia oficial aconteceu na noite desta sexta-feira (29), no Clube da Apcef, em Teresina, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do ministro Wellington Dias e de lideranças da legenda. A TV LUPA1 esteve presente para registrar o evento.

Fábio Novo assume comando do PT – Foto: Lupa1

Fábio Novo, que acumula 20 anos de atuação no partido, destacou a força da democracia interna da sigla.

Fábio Novo – Foto: Lupa1

É o único partido da América Latina que tem uma democracia interna muito forte e isso a cada quatro, cinco anos nós fazemos uma eleição para escolher os nossos dirigentes e votam para escolher de forma democrática os nossos filiados. Em 186 municípios nós escolhemos, votamos para escolher os presidentes municipais e outros 30 e poucos apenas houve eleições em nível municipal e assim nos 224 municípios escolhemos nossos presidentes.

Essa é a terceira vez que Fábio Novo assume a presidência estadual do PT. Ele terá a missão de conduzir a legenda até as eleições municipais de 2026, organizando estratégias e alianças políticas, além de ampliar a bancada do partido na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e consolidar a força política da sigla no estado.

O governador Rafael Fonteles celebrou a solenidade e reforçou a importância da eleição interna.

Governador Rafael Fonteles – Foto: Lupa1

Hoje é dia de celebrar nosso partido, sobretudo a democracia interna do PT, que é única no Brasil e talvez no mundo, que os filiados escolhem diretamente seus dirigentes. E agora, depois do belo trabalho do presidente João de Deus, o novo presidente estadual Fábio Novo vai melhorar ainda mais a gestão partidária com a experiência dele, já foi presidente, é parlamentar e tem experiência.

Também presente, o ministro Wellington Dias ressaltou que o processo interno é raro entre os partidos brasileiros.

Esse é um processo que poucos partidos têm, onde pelo voto direto há a oportunidade de compor uma direção. O Fábio Novo foi eleito para presidente, mas junto com ele também um conjunto de lideranças.

A agenda do dia começou pela manhã, com um encontro de cerca de 200 delegados para homologar a nova composição da sigla, e se encerrou à noite com a solenidade no Clube da Apcef, consolidando oficialmente a nova gestão estadual do PT.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte