Escritor Célio Turino lança livro sobre experiência em implantar políticas culturais

Ponto de Cultura

Célio Turino está em Teresina. O escritor lança hoje o seu mais recente livro, “Sementeira: Grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais”. O evento faz parte do Festluso e acontece no espaço cultural Casa de Soraya, às 21h30. O autor semeou ideias que renovaram o panorama cultural brasileiro por meio do Cultura Viva.

Escritor Célio Turino lança livro sobre experiência em implantar políticas culturais – Foto: Reprodução

Lucidez

O livro é um mergulho profundo. Guiado. Reflexivo. Um radar que nos localiza em meio a tanta turbulência histórica. As conexões menos visíveis. Os desafios da modernidade. As manipulações dos algoritmos. Um convite à clareza da emergência cultural que vivemos. Pena que a palestra às 10h, no teatro Torquato Neto não foi muito favorável à maioria.

Livro é um convite à realidade cultural que vivemos.

Amadorismo

Já tinha começado quando eu cheguei, mas ficou visível a falta de planejamento e o grau de improviso. Um mini doc sobre o professor Gomes Campos, exibido na abertura do FestLuso, esqueceu as regras básicas de captação de áudio e vídeo. Em alguns momentos, sofríveis. Quem fez faltou as aulas de cinematografia. Alguns depoimentos salvam.

Professor Gomes Campos faria 100 anos no Dia do Piauí. Foto: Reprodução

Reconhecimento

No centenário de José Gomes Campos, o vulto merecia mais empenho das autoridades para promover a relevância dele entre os jovens artistas. É nítida a falta de aprofundamento, pesquisa, estudo, que decante esta entidade ao grande público. Pilar da linguagem teatral no Piauí. A constatação é o reflexo da forma como a Cultura é gerida.

De novo

Em novembro passado, o poeta Torquato Neto faria 80 anos. Referência para várias linguagens e pedra fundamental da Tropicália. Foi pior. Passou em brancas nuvens como se nunca tivesse existido. Precisamos de mais comprometimento com a conservação, a preservação e a promoção da nossa cultura e nossa memória cultural. Os ícones são o farol da nova geração.

Quiz

A cultura de terreiro está em festa com a confirmação do grupo Samba de Seu Zé, que apresenta-se no próximo dia 13 de setembro, na ARCA, “alpegado” a antiga Agespisa, quase na beira do rio. Onde Oxum estará de olho, certamente. É celebrativo, mas com uma aura ritualística, com a participação de tambores tocando os ritmos que embalam a ancestralidade.

Regoyiza

Por outro lado, um pouco antes, em 5 de setembro, o Palácio da Música traz o “Louvor com Jazz”, que promete um desfile dos clássicos da música cristã em versões instrumentais e na voz de grandes intérpretes. A música é uma conexão divina com planos sutis de nossa existência. Ela pode nos guiar em experiências metafísicas, entoando os seus mantras.

Retrato

Paulo Barros lança mais um livro hoje. “Imagens do Piauí Culturas Populares” traz a poesia da imagem retratada por um fotógrafo apaixonado por sua terra e pelo seu povo. Paulinho é figurinha fácil de encontrar perambulando pelas ruas do Centro de Teresina, onde se entrincheirou em defesa diária por sua revitalização.

Identidade

O livro exibe imagens exuberantes do litoral ao sertão. A força da diversidade cultural, cores, texturas, histórias, personagens se encontram em enquadramentos e composições que valorizam as nossas raízes. É um banho de identidade nordestina, de piauiensidade visual. O Sesc Cajuína vai recepcionar os amantes das belas imagens, às 19h.

Solidária

As notinhas sobre a situação da APAE Teresina acenderam o alerta na população. Após a publicação da coluna de ontem, onde comunicamos a realidade financeira complicada da entidade, diversas pessoas e empresas se manifestaram interessadas em colaborar. A solidariedade sempre fala mais forte quando está em jogo uma causa nobre.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte