Na tarde desta quinta-feira (28), Parnaíba parou para se despedir da comandante da Guarda Civil Municipal, Penélope Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro, assassinados a tiros no Centro de Teresina. O velório coletivo reuniu familiares, autoridades, colegas de farda e uma multidão de moradores.
Enterro reúne multidão – Foto: Reprodução
Ao som de aplausos, os caixões foram conduzidos sob honras fúnebres com a presença do Corpo de Bombeiros, policiais militares e guardas civis municipais.
Guarda municipal suspeito de matar comandante da GCM e vereador de Parnaíba é preso – Foto: Reprodução
Penélope, de 37 anos, era reconhecida pelo trabalho à frente da Guarda de Parnaíba, onde ocupava o cargo de comandante. Já Thiciano, de 41 anos, era vereador da cidade e considerado uma liderança política em ascensão.
Os dois foram mortos na manhã de quarta-feira (27), próximo a um hospital particular em Teresina, pelo ex-companheiro de Penélope, o guarda municipal Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 38 anos.
Francisco Fernando – Foto: Reprodução
A Polícia Civil apontou motivação passional para o crime. Penélope e Francisco estavam separados desde março, e familiares relataram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Ele chegou a confessar o duplo homicídio por telefone a parentes, segundo o inquérito.
Prisão do suspeito
Preso em flagrante no bairro Parque Piauí após buscas das forças de segurança, o acusado teve a prisão convertida em preventiva durante audiência de custódia nesta quinta-feira (28).
A delegada Nathália Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP, informou que ele pode responder por feminicídio, homicídio qualificado e crime de perigo comum. Durante o interrogatório, Francisco permaneceu em silêncio, alegando estar em “abalo emocional”.
Arsenal apreendido
Nas diligências, a Polícia Militar localizou em Parnaíba um arsenal ligado ao acusado. Foram apreendidas três pistolas, além de carregadores, coldres, uma carabina de pressão, munições e acessórios.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta