O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem acelerando seu processo de modernização administrativa, com resultados concretos na rotina dos usuários.
Detran reduz tempo de espera e serviços passam a ser realizados em até 30 minutos – Foto: Divulgação
Em poucos meses, serviços que antes levavam dias para serem concluídos agora são resolvidos em questão de minutos, reflexo de uma gestão focada em eficiência, tecnologia e valorização do tempo do cidadão.
Um dos avanços mais significativos é no primeiro emplacamento de veículos. Antes, o processo levava até três dias e exigia o deslocamento do usuário para entrega da documentação.
Atualmente, todo o trâmite interno é concluído em cerca de 30 minutos, permitindo que o cidadão saia do posto direto para colocar a placa no veículo.
A transferência de propriedade de veículos também foi otimizada. O que antes levava até 24 horas, hoje é finalizado em média em 30 minutos.
O empresário João Luís, que recentemente utilizou o serviço, percebeu, na prática, a mudança. “Já fiz esse procedimento antes e demorava bem mais. Hoje, desde que cheguei até a finalização, se passaram apenas seis minutos. O atendimento está muito melhor”, destaca.
Outro destaque é o cancelamento ou inclusão da comunicação de venda, etapa fundamental para a segurança jurídica nas transferências. O serviço, que antes exigia até 72 horas, agora é concluído em aproximadamente 30 minutos.
A previsão é de que, nos próximos meses, esse e outros processos possam ser feitos integralmente de forma online, sem a necessidade de comparecimento presencial.
A devolução de taxas também passou por melhorias importantes. Hoje, o processo é mais seguro e eficiente: o pagamento das taxas só é realizado após a abertura do processo, o que reduziu significativamente os erros.
“Conseguimos reduzir de forma significativa o tempo de espera dos cidadãos em nossos postos. Esse resultado é fruto do nosso compromisso com a transformação digital, com a modernização do serviço público e com o respeito à população piauiense”, destaca a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta