Colégio das Irmãs recebe relíquias de São Tarcísio e de Carlo Acutis em Teresina

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Colégio das Irmãs, em Teresina, realiza nesta quarta-feira (3) uma celebração que promete marcar a fé de estudantes, famílias e da comunidade católica: a acolhida das relíquias de São Tarcísio e do Beato Carlo Acutis.

Capela do Colégio das Irmãs em Teresina-PI.

Durante todo o dia, a capela do colégio se torna espaço de oração e contemplação, reforçando um elo entre dois jovens separados por séculos de história, mas unidos na mesma devoção à Eucaristia.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e foi criado em Milão. Devoção diária à missa e à adoração marcaram sua vida breve, interrompida por uma leucemia fulminante aos 15 anos.

Carlo Acutis será canonizado neste domingo (7) pelo Papa Leão XIV no Vaticano.
Apaixonado por tecnologia, criou um site que catalogou milagres eucarísticos pelo mundo, traduzido em várias línguas. Conhecido como o “apóstolo da Eucaristia”, será canonizado neste domingo 7 de setembro, em Roma, pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro santo millennial da Igreja.

O milagre no Brasil

Carlo Acutis se tornou conhecido no Brasil muito antes da canonização. Em Campo Grande (MS), no ano de 2013, um menino de apenas 3 anos, Matheus Vianna, sofria de uma rara anomalia no pâncreas que o impedia de se alimentar normalmente e com vômitos frequentes. Ao participar de uma celebração com a presença de uma relíquia de Carlo — uma peça de roupa usada por ele —, a criança tocou no tecido e pediu: “Quero parar de vomitar.”

Matheus Viana é brasileiro e seu testemunho tocou o mundo e abriu caminho para a beatificação de Carlo Acutis.

Naquele mesmo dia, voltou para casa, comeu arroz, feijão e carne, e nunca mais apresentou os sintomas. O caso foi examinado pelo comitê médico do Vaticano e não encontrou explicação científica. Esse milagre foi reconhecido oficialmente e abriu caminho para a beatificação de Carlo Acutis, em 10 de outubro de 2020.

A história de São Tarcísio

São Tarcísio foi um jovem acólito do Papa Sisto II no século III. Durante as perseguições em Roma, recebeu a missão de levar a Eucaristia aos cristãos presos. No caminho, foi atacado por pagãos, mas preferiu morrer a entregar o Corpo de Cristo.

Tornou-se símbolo de coragem e fidelidade, sendo lembrado como padroeiro dos coroinhas e acólitos. Sua memória litúrgica é celebrada em 15 de agosto.

Programação completa

A programação começa às 8h, com missa de acolhida. Às 10h, o psicólogo e missionário Adelison Medeiros, da Comunidade Shalom, ministra a palestra “Estar sempre unido a Jesus, esse é o meu projeto de vida – Carlo Acutis”. Entre 10h e 11h30, haverá confissões. Ao meio-dia, até às 13h, ocorre a adoração ao Santíssimo.

À tarde, a agenda segue das 15h às 16h com Lectio Divina sobre “O Jovem Rico” (Mt 19,16-22). Às 16h, oração do terço. Entre 15h e 17h, nova rodada de confissões. O encerramento acontece entre 17h30 e 18h30, com adoração e bênção do Santíssimo.

📲 Para mais informações, acesse o Instagram oficial do colégio: @colegiodasirmesteresina

📺 A TV Lupa 1 estará presente com cobertura completa desde o início da celebração. Acompanhe também no Instagram: @Magnop1Noticias

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte