O Colégio Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Colégio das Irmãs, em Teresina, realiza nesta quarta-feira (3) uma celebração que promete marcar a fé de estudantes, famílias e da comunidade católica: a acolhida das relíquias de São Tarcísio e do Beato Carlo Acutis.
Capela do Colégio das Irmãs em Teresina-PI.
Durante todo o dia, a capela do colégio se torna espaço de oração e contemplação, reforçando um elo entre dois jovens separados por séculos de história, mas unidos na mesma devoção à Eucaristia.
Carlo Acutis: missa diária, Eucaristia e devoção mariana
Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e foi criado em Milão. Devoção diária à missa e à adoração marcaram sua vida breve, interrompida por uma leucemia fulminante aos 15 anos.
Carlo Acutis, será canonizado neste domingo (7), pelo Papa Leão XIV, no Vaticano.
Carlo, colocava a missa diária no centro do dia e chamava a Eucaristia de “minha autoestrada para o céu”. Nutria forte devoção a Nossa Senhora, com o Rosário como prática diária, e usou sua habilidade com tecnologia para evangelizar os jovens. Esses pilares espirituais; Eucaristia, confissão frequente e amor mariano, explicam por que ele inspira tantos adolescentes hoje.
O milagre no Brasil
Carlo Acutis se tornou conhecido no Brasil muito antes da canonização. Em Campo Grande (MS), no ano de 2013, um menino de apenas 3 anos, Matheus Vianna, sofria de uma rara anomalia no pâncreas que o impedia de se alimentar normalmente e com vômitos frequentes. A intercessão de Carlo foi atribuída à essa cura. Matheus, a época, havia sido diagnosticado com pâncreas anular, uma anomalia congênita rara que comprime o duodeno e, em regra, exige cirurgia.
Após tocar uma relíquia de Carlo e a família rezar, cessaram os vômitos e exames posteriores mostraram a resolução do quadro: os médicos relataram que a fisiologia do órgão havia mudado, com desaparecimento da malformação.
Matheus Viana é brasileiro e seu testemunho tocou o mundo e abriu caminho para a beatificação de Carlo Acutis.
O caso foi examinado pelo comitê médico do Vaticano e não encontrou explicação científica. Esse milagre foi reconhecido oficialmente e abriu caminho para a beatificação de Carlo Acutis, em 10 de outubro de 2020.
O segundo milagre que abriu a canonização
Em 23 de maio de 2024, o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Carlo: a recuperação extraordinária de uma universitária da Costa Rica após grave traumatismo craniano. Com esse reconhecimento, o Papa convocou consistório (reunião formal dos cardeais convocada pelo Papa no Vaticano), para tratar da canonização etapa seguinte ao fato de ele já ser beato.
A história de São Tarcísio
São Tarcísio foi um jovem sacerdote do Papa Sisto II no século III. Durante as perseguições em Roma, recebeu a missão de levar a Eucaristia aos cristãos presos. No caminho, foi atacado por pagãos, mas preferiu morrer a entregar o Corpo de Cristo.
Tornou-se símbolo de coragem e fidelidade, sendo lembrado como padroeiro dos coroinhas e acólitos. Sua memória litúrgica é celebrada em 15 de agosto.
Programação completa
A programação começa às 8h, com missa de acolhida. Às 10h, o psicólogo e missionário Adelison Medeiros, da Comunidade Shalom, ministra a palestra “Estar sempre unido a Jesus, esse é o meu projeto de vida – Carlo Acutis”. Entre 10h e 11h30, haverá confissões. Ao meio-dia, até às 13h, ocorre a adoração ao Santíssimo.
À tarde, a agenda segue das 15h às 16h com Lectio Divina sobre “O Jovem Rico” (Mt 19,16-22). Às 16h, oração do terço. Entre 15h e 17h, nova rodada de confissões. O encerramento acontece entre 17h30 e 18h30, com adoração e bênção do Santíssimo.
📲 Para mais informações, acesse o Instagram oficial do colégio: @colegiodasirmesteresina
📺 A TV Lupa 1 estará presente com cobertura completa desde o início da celebração. Acompanhe também no Instagram: @Magnop1Noticias
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta