Câmara votará contas de Dr. Pessoa; ex-prefeito pode se tornar inelegível

A Câmara Municipal de Teresina deve iniciar, na próxima quarta-feira (11), a análise das contas do ex-prefeito Dr. Pessoa. A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Finanças, vereador Joaquim do Arroz (PT), que apresentou relatório acompanhando a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão rejeitou por unanimidade as contas referentes a 2023 e identificou falhas também no exercício de 2021.

Segundo Joaquim do Arroz, a apreciação será feita por etapas. A primeira sessão tratará das contas de 2021, aprovadas pelo TCE, mas com ressalvas. Em seguida, será levado a plenário o exercício de 2023. Já as contas relativas a 2022 continuam pendentes, à espera da defesa, cujo prazo se encerra em 9 de setembro.

Dr. Pessoa – Foto: Reprodução/ Lupa1

O vereador lembrou ainda que o ex-prefeito teve prazo aberto para apresentar defesa referente a 2023, mas não protocolou nenhuma manifestação.

“Foram concedidos 28 dias para que ele se pronunciasse e isso não ocorreu. A Câmara tem que cumprir seu dever diante de uma situação de inadimplência, embora a palavra final seja do plenário”, afirmou.

Se o parecer da comissão for mantido e as contas rejeitadas, Dr. Pessoa poderá ficar inelegível, conforme prevê a legislação.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte