Brasil registra 41 casos confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta (15), o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 148 notificações foram registradas, sendo 41 casos confirmados e 107 em investigação. Outras 469 notificações foram descartadas.

Ministério da Saúde atualiza casos de intoxicação por metanol no Brasil. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

O estado de São Paulo concentra 60,81% das notificações, com 33 casos confirmados e 57 ainda em investigação.

Até a última atualização, apenas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul haviam registrado casos confirmados. Agora, o estado de Pernambuco também confirmou casos por esse tipo de intoxicação. Com isso, os números de casos confirmados são: 33 em SP, 4 no PR, 3 em PE e 1 no Rio Grande do Sul.

Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 57, Pernambuco 31, Rio de Janeiro 6, Mato Grosso do Sul 4, Piauí 3, Rio Grande do Sul 3, Alagoas 1, Goiás 1 e Paraná 1.

Em relação aos óbitos, 6 foram confirmados no estado de São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 10 seguem em investigação, sendo 4 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no PR.

Antídoto

O Ministério da Saúde iniciou, na última quinta-feira (09), a distribuição do antídoto fomepizol para tratamento de intoxicações causadas por metanol. O Piauí está entre os estados contemplados e recebeu 24 unidades do medicamento, segundo o cronograma do órgão federal.

Piauí recebe doses de antídoto raro contra intoxicação por metanol - Foto: Governo FederalPiauí recebe doses de antídoto raro contra intoxicação por metanol – Foto: Governo Federal

A medida faz parte do esforço emergencial para reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS). O lote total recebido pelo Ministério foi de 2,5 mil ampolas, sendo 1,5 mil distribuídas imediatamente aos estados que registraram casos ou suspeitas de intoxicação. O restante, cerca de 1.000 unidades, permanecerá em reserva estratégica.

Atualização

A atualização das notificações de intoxicação por metanol é feita nos dias de funcionamento da Sala de Situação, às segundas, quartas e sextas-feiras, após às 17h. A sala é um espaço físico e virtual onde uma equipe técnica analisa sistematicamente informações em saúde para caracterizar o cenário epidemiológico da população.

Emergência médica

O metanol é uma substância tóxica e imprópria para o consumo humano, podendo causar cegueira irreversível e até levar à morte. Os principais sintomas devido à intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância, e se assemelham aos da ingestão de álcool comum, como náuseas e dor abdominal, mas podem evoluir rapidamente para visão turva, convulsões e coma.

Diante desses sinais, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação diagnóstica e tratamento adequado.

Fonte: Com informações do Ministério da Saúde

Fonte