Está prevista para o dia 18 de agosto a audiência pública que tratará, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sobre o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as bacias dos rios Piauí e Canindé, o Canal de Integração do Sertão Piauiense.
Rio São Francisco, na divisa entre os estados da Bahia e de Alagoas. Foto: Wikipédia
A proposta de audiência, que acontecerá na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, é do deputado estadual Franzé Silva (PT), que tem acompanhado o projeto referente ao eixo Oeste, que inclui o Piauí na transposição do São Francisco, por meio da ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia.
Deputado Estadual, Franzé Silva (PT). Foto: Divulgação
Ao todo, serão beneficiados, diretamente, 22 municípios, dos quais 21 são do Piauí e um, da Bahia, alcançando cerca de 227 mil habitantes. Há, também, uma perspectiva de que os 89 municípios que fazem parte do semiárido piauiense, onde vivem cerca de um milhão de habitantes, sejam beneficiados indiretamente com a obra.
“A população do sertão piauiense, até hoje, padece, sobrevivendo na dependência dos carros-pipas. A falta de acesso à água no nosso semiárido é uma questão humana e também afeta a economia, pois essa região do Piauí é a maior produtora de fruticultura irrigada, o que exige a urgência da transposição”, destaca Franzé.
Deputado Estadual, Franzé Silva (PT). Foto: Divulgação
Lista de municípios beneficiados diretamente com a transposição:
1. IX
2. Alegrete do Piauí
3. Belém do Piauí
4. Campo Alegre do Fidalgo
5. Capitão Gervásio Oliveira
6. Coronel José Dias
7. Dirceu Arcoverde
8. Dom Inocêncio
9. Francisco Macedo
10. Jacobina do Piauí
11. Lagoa do Barro do Piauí
12. Massapê do Piauí
13. Pai Marcos
14. Patos do Piauí
15. Paulistana
16. Remanso-Ba
17. São Francisco de Assis do Piauí
18. São João do Piauí
19. São Julião
20. São Lourenço do Piauí
21. São Raimundo Nonato
22. Vila Nova do Piauí
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta