Audiência do casal acusado de envenenar oito pessoas acontece nesta sexta

A Justiça do Piauí realiza nesta sexta-feira (05), em Parnaíba, litoral do estado, a audiência de instrução e julgamento do casal Francisco de Assis Pereira da Costa e Maria dos Aflitos da Silva. Elessão acusados de envenenar e matar sete familiares e uma vizinha.

Francisco De Assis e Maria dos Aflitos – Foto: Reprodução

A sessão anterior deveria ter ocorrido em 30 de julho, mas foi adiada devido a defesa de Francisco de Assis solicitar o reconhecimento de possível insanidade mental. No entanto, o laudo divulgado nesta terça-feira (02) confirmou que o réu não possui problemas psicológicos.

Relembre os casos em ordem cronológica

Caius

Inicialmente os envenenamentos na família iniciaram em agosto de 2024 quando Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, e João Miguel da Silva, de 8 anos, netos de Maria dos Aflitos, foram envenenadas com terbufós, uma substância presente em defensivos agrícolas, semelhante ao veneno conhecido como “chumbinho”, que possui a produção e comercialização proibidas no Brasil.

João Miguel da Silva, de 7 anos, e Ulisses Gabriel, de 8 anos. Foto: Reprodução

As duas crianças morreram, e a principal suspeita do crime era Lucélia Maria da Conceição, de 52 anos, vizinha da família. Ela era suspeita de envenenar cajus e entregar aos dois meninos. Lucélia chegou a ser presa, mas foi solta em janeiro, após as investigações confirmarem que as frutas consumidas pelas crianças não estavam envenenadas.

Almoço de 01º de janeiro

Em 1º de janeiro de deste ano, o casal envenenou o arroz servido no almoço da família, com isso morreram: Manoel Leandro, de 18 anos; filho de Maria dos Aflitos, os netos da matriarca: Igno Davi Silva, de 1 anos e 8 meses, Maria Lauane Fontenele, de 3 anos, e Maria Gabriele Fontinele, de 4 anos. Todas as três crianças eram filhas de Francisca Maria da Silva, 32 anos, também filha de Maria dos Aflitos.

Posteriormente, Maria dos aflitos envenenou a vizinha da família. De acordo com a investigação, apesar de ter Francisco de Assis como companheiro, a mulher também tinha um relacionamento amoroso com a vítima.

Prisões

O padrasto

Em 8 de janeiro a Polícia Civil do Piauí prendeu, Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, o padrasto das vítimas, apontado como principal suspeito de envenenar a comida consumida pela família em Parnaíba no almoço do dia 1º de janeiro.

Francisco de Assis, acusado de envenenar família em Parnaíba – Foto: Reprodução

De acordo com o delegado da Delegacia de Homicídios de Parnaíba, Abimael Silva, a prisão ocorreu após Francisco apresentar três depoimentos diferentes em um período de dois dias, além de fazer declarações contraditórias em relação aos depoimentos das outras vítimas.

A matriarca

Em 31 de janeiro, Maria dos Aflitos, mãe e avó das vítimas envenenadas, foi presa após as investigações apontarem que a mesma estaria envolvida no crime. Ela era companheira de Francisco de Assis e de acordo com o relatório da Polícia Civil, a suspeita também mantinha um relacionamento amoroso com Maria Jocilene Silva, de 41 anos, que morreu em 24 de janeiro após ser envenenada na casa de Maria dos Aflitos.

Maria dos Aflitos e Maria Jucilene – Foto: Reprodução

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte