Eu sou para orientar
A Orquestra Sinfônica de Teresina entra em curta temporada a partir de hoje, 7, amanhã, 8, e vai até sábado, 9, trazendo um repertório curioso, no mínimo. Contemplando os aficcionados nas histórias do novo panteão de heróis e vilões orientais, a Sinfonia Anime será apresentada sempre às 20h, no SESC Cajuína. Participações dos cantores Luana Campos e Ostiga Júnior.
Dia do Documentário Brasileiro
Aproveitando a data para indicar documentário de cineasta piauiense. Entre vários dele, meu predileto é “O Sertãomundo de Suassuna”, 2003. Sempre que vejo tem algo tocante que passou despercebido. O que denuncia a riqueza da obra. O mergulho no universo do autor de “O Auto da Compadecida” é um dos primores de Douglas Machado. Tá no Youtube.
Ariano Suassuna e Douglas Machado – Foto: Internet
#TBT Cultural
A foto dos anos 50 registra o corredor cultural a todo vapor. Naquela época, Cine Rex e Theatro 4 de Setembro eram rivais. Ambos exibiam filmes e disputavam o interesse dos teresinenses, que apontavam a programação do teatro como antiga. Os filmes mais recentes estavam no Rex, que foi a segunda sala de cinema do país construída exclusivamente para este fim.
Artistas x Secult
Um grupo de artistas entrou com denúncia junto ao Ministério Público do Piauí sobre a demolição do palco da Central de Artesanato Mestre Dezinho. O fato que aconteceu há cerca de 15 dias, foi contestado desde o primeiro momento. Fez-se reunião para mostrar a relevância histórica do espaço. Protestos seguidos. Tudo foi feito para sensibilizar e alertar as autoridades.
História demolida
Impiedosamente, demoliram contrariando todas as tendências mundo afora, que promovem a conservação e preservação de logradouros relevantes do ponto de vista histórico e arquitetônico. Um incauto ensimesmado bodejou: “não é tombado”. É verdade. É tão grave que antes mesmo de passar por um processo de tombamento, edificações são demolidas sem identificação.
Incoerência histórica
Curioso que recentemente o perfil da Secult no instagram fez uma postagem belíssima contando a história recente do rock piauiense. Lembrou das bandas Vênus, Avalon, Megahertz. De grandes eventos antológicos do segmento, como o “Setembro Rock”. Todas as histórias estavam enlinhadas no palco que foi destruído. A peça jurídica é um libelo. Vai render.
Podres Poderes
O mestre Caetano Veloso completa 83 anos hoje. Autor de versos magistrais, que cantamos com fervor: “Enquanto os homens exercem seus podres poderes, morrer e matar de fome, de raiva e de sede, são tantas vezes gestos naturais. Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo daqueles que velam a alegria do mundo. Indo mais fundo. Tins e bens e tais.”
Reparação cultural
O Ministério da Cultura lançou na manhã de hoje o programa Rouanet Nordeste, que vai liberar R$ 40 milhões para os nove estados nordestinos e mais norte de Minas e Espírito Santo. A iniciativa pretende mitigar as diferenças históricas de investimentos culturais entre as regiões. No próximo dia 20 está prevista oficina em Teresina sobre o projeto.
Vem com tudo
O jornalista Tony Trindade volta ao ar em TV aberta nos próximos dias. “Outras Palavras” está cercado de mistérios. Ninguém sabe. Ninguém viu. Mas todo mundo quer saber e ver. Com mais de 40 anos de comunicação, o também empresário vive um novo momento. Deixou de ser empregado e agora é patrão em sua TV, rádio e portal. Talento inato, vai fazer a diferença.
Rombo ou roubo?
O ex-vice-prefeito Robert Rios falou ontem, 6, à Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Teresina que apura a dívida de R$ 3,6 bilhões deixada pela gestão anterior, conforme denunciou o prefeito Sílvio Mendes. A classe artística está na expectativa de abrirem a caixa preta da Fundação Monsenhor Chaves. Para Robert, rios de dinheiro foram roubados.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta