131 anos de cultura no Piauí: conheça a história do Theatro 4 de Setembro

O Theatro 4 de Setembro celebra nesta quinta-feira (04) seus 131 anos como um dos principais símbolos culturais de Teresina e espaço de encontro entre artistas e público. Localizado no Centro da cidade, em frente à Praça Pedro II, é a maior casa de espetáculos do Piauí, com capacidade para cerca de 500 pessoas.

Idealizado em 4 de setembro de 1889, a partir do pedido de um grupo de senhoras ao presidente da província para que a capital tivesse um espaço adequado para apresentações artísticas. O teatro foi inaugurado em 21 de abril de 1894, com fachada de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos, características marcantes da arquitetura da época.

Theatro 4 de Setembro. Foto: Divulgação/Secult

Tombado pelo Estado como patrimônio cultural no início dos anos 2000, o Theatro 4 de Setembro também é um espaço de memória onde estão abrigadas diversas histórias e momentos importantes para a capital piauiense. Em 29 de maio de 1901, a casa sediou a primeira exibição de cinema em Teresina.

Restauração

Após quase cinco décadas sem grandes intervenções, o teatro passou por uma restauração completa em 2016, realizada pela Secretaria da Cultura do Piauí (Secult) que contou com um investimento de aproximadamente R$ 850 mil. A obra contemplou camarins, salas administrativas, parte elétrica e hidráulica, substituição do telhado, novo mobiliário e pintura, além da modernização da fachada com iluminação em LED.

Theatro 4 de Setembro. Foto: Divulgação/Secult

A transformação possibilitou reabrir o Complexo Cultural como um todo, incluindo o Clube dos Diários, a Sala de Teatro Procópio Ferreira, o Teatro Torquato Neto e a Sala Chico Pereira, transformada em auditório. Foi a primeira vez em 50 anos que o espaço voltou a funcionar em plena capacidade.

Programação

Atualmente o projeto Seis e Meia realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secult, já é parte do calendário cultural do estado com shows iniciados às 18h30, que misturam nomes nacionais e talentos piauienses. O projeto já trouxe ao palco artistas como Frejat, Adriana Calcanhotto, Zeca Baleiro, Elza Soares, Diogo Nogueira, Alcione, e muitos outros.

Outro projeto querido da casa é o Boca da Noite, que já soma quase três décadas de existência. Em Teresina, o Boca da Noite realiza um show por semana, sempre às quartas-feiras. Todos os shows são gratuitos e abertos ao público no Espaço Osório Júnior.

Theatro 4 de Setembro celebra 131 anos com monólogo sobre Dercy Gonçalves

Confira os eventos desta quinta

  • 18h – Feirinha da Terra – Parque Jardim Theatro 4 de Setembro
  • 18h30 – Entrega Troféu “Thetaro 4 de Setembro 131 anos – Ano Carlos Alberto Gomes” – Teatro 4 de Setembro
  • 20h – Espetáculo “Nasci pra ser Dercy” – Theatro 4 de Setembro
  • 21h – Corte do Bolo 131 anos – Parque Jardim Theatro 4 de Setembro
  • 21h – Show “Redescobrir 80 – Tributo Elis Vive” – Espaço Cultural Osório Jr.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte