Cendfol abre edital para apoiar comunidades terapêuticas no combate às drogas

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) lançou, no dia 10 de outubro, o edital de chamamento público nº 001/2025 – Modalidade Acolhimento, voltado à seleção de comunidades terapêuticas que desenvolvem ações de enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas no Piauí.

Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) – Foto: Reprodução/ Google Maps

A iniciativa tem como objetivo reforçar a rede de atenção, cuidado e reinserção social, assegurando a continuidade dos serviços oferecidos às pessoas em situação de vulnerabilidade. O edital faz parte do novo modelo de termos de fomento conduzido pela Cendfol, que busca aprimorar a execução das parcerias e garantir maior transparência no uso dos recursos públicos.

De acordo com a coordenadora de Enfrentamento às Drogas, Simone Pereira, o processo será conduzido com rigor técnico e atenção às condições das instituições participantes. “Nós teremos um processo muito cuidadoso. Após a seleção, as comunidades terapêuticas receberão visitas da equipe técnica para verificar se o espaço físico realmente atende às condições descritas no plano de trabalho e se a proposta é executável”, explicou a gestora.

Ela também destacou que, caso o novo processo de seleção não seja concluído até dezembro, os termos de fomento atuais poderão ser prorrogados por até 60 dias, evitando qualquer descontinuidade dos serviços. “Queremos tranquilizar as comunidades terapêuticas que já possuem parceria com o Governo do Estado. Caso o tempo não seja suficiente para a finalização dos novos termos, faremos um aditivo de prazo para garantir a continuidade do atendimento”, ressaltou Simone Pereira.

As inscrições e o envio das propostas devem ser realizados exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Repasses (SIGRP), dentro do prazo estabelecido no edital.

Confira aqui o edital – Modalidade Acolhimento.

Edital_001_2025-Acolhimento.pdf

Fonte