A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) marcará presença na Campus Party Weekend Piauí 2025levando ao evento uma amostra do avanço tecnológico nas escolas da rede pública estadual. A feira, considerada uma das maiores do mundo em ciência, tecnologia e inovação, acontece de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções de Teresina.
Durante os três dias de programação, a Seduc contará com um estande interativo, onde serão apresentados projetos desenvolvidos por estudantes, além de atividades que evidenciam como a robótica, a Inteligência Artificial (IA) e outras ferramentas digitais já fazem parte do cotidiano das escolas públicas do estado.
O secretário de Educação, Washington Bandeiraserá um dos palestrantes do evento. No sábado (11), às 16h40, no palco What’s Next, ele apresentará a conferência “Superchoque Educacional e Tecnológico no Piauí” destacando os impactos e resultados das políticas de inovação implementadas nas escolas estaduais.
A superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, também participa da programação com um painel que abordará temas relevantes da atualidade, como os desafios da adolescência digital, o avanço da IA e os dilemas éticos no ambiente educacional da era tecnológica.
Projetos estudantis em destaque
Dois projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual ganharão visibilidade no evento. O primeiro, “Educa Pé-de-Meia Digital”, foi criado por alunos do Ceti Luís Ubiraci de Carvalho, de Vila Nova do Piauícom o objetivo de promover a educação financeira entre jovens participantes do programa Pé-de-Meia.
O segundo, “Neuro Play”, é um projeto do Ceti Liceu Parnaibano, de Parnaíba, vencedor do Seduckathon 2025. A iniciativa utiliza soluções digitais para auxiliar crianças e adolescentes com dificuldades específicas de aprendizagem.
Além desses, outros 16 projetos inovadores criados por estudantes da rede pública estarão em exibição, mostrando o impacto direto das ações da Seduc no incentivo à criatividade, ao pensamento científico e à resolução de problemas reais.
Experiências tecnológicas para o público
O estande da Seduc oferecerá experiências práticas, como uso de óculos de realidade virtual, demonstrações com impressora 3D feita com material biodegradável, observação astronômica com o Telescópio Saturn Janes, além de atividades com robótica e Inteligência Artificial. Haverá ainda quiz interativo sobre tecnologia, games e inovação, além da apresentação da plataforma digital de ensino de inglês usada nas escolas estaduais.
Para Washington Bandeiraa participação do Piauí na Campus Party reforça o compromisso com a modernização do ensino:
“A Campus Party é uma vitrine internacional. Aqui, mostramos que nossos estudantes estão criando soluções inovadoras dentro das salas de aula. O Piauí vive hoje uma transformação digital concreta, fruto de investimentos em educação tecnológica e escolas de tempo integral”, afirmou o secretário.
Deixe uma resposta