A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina promove neste domingo (12), das 10h às 20h, a ação “Imuniza Teresina – Um Dia das Crianças com Saúde”, no Teresina Shopping. A iniciativa integra o conjunto de estratégias previstas para intensificar a cobertura vacinal na capital ao longo do mês de outubro.
Durante o evento, o público infantil contará também com atividades recreativas, como a presença do personagem Zé Gotinha, das 10h às 13h e das 16h às 19h, além de pintura de rosto infantil. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
A FMS ainda informou que em breve também lançará o selo “Este estabelecimento apoia a vacinação”, voltado a reconhecer instituições e parceiros que incentivam a proteção da infância por meio da vacinação.
Além de proteger individualmente contra doenças potencialmente fatais, a vacinação contribui para a redução da circulação de vírus na comunidade, promovendo a chamada imunidade coletiva.
“Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Nossas crianças são o futuro, e garantir a saúde delas é garantir um amanhã mais seguro para todos”, destaca Emanuelle Dias, coordenadora de imunização da FMS.
Não Acredite em desinformação
Mesmo com as agências de saúde de todo o mundo atestando que o medicamento é seguro, ainda circula muita desinformação sobre o tema, o que leva pais e responsáveis a duvidar da eficácia do medicamento para crianças e adolescentes.
As vacinas são comprovadamente eficazes na prevenção de diversas doenças. É fundamental verificar a veracidade das informações relacionadas à vacinação, especialmente aquelas que possam desencorajar a imunização. A imunização já conseguiu eliminar diversas doenças. Procure fontes confiáveis, principalmente quando o assunto é saúde.
A ação foi idealizada pela equipe da Diretoria de Atenção Básica da FMS, e tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 2 meses até 14 anos, 11 meses e 29 dias, resgatando aqueles que ainda não foram vacinados ou que possuem esquemas vacinais incompletos.
“Mais do que celebrar a infância, queremos proteger o que temos de mais precioso: nossas crianças. A vacinação é uma ferramenta poderosa para garantir que elas cresçam com saúde e segurança, livres de doenças que podem causar complicações graves, como sarampo, poliomielite, meningite e coqueluche”, reforça a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano.
Campanha Nacional de Multivacinação 2025
Iniciou no dia 06 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que será realizada até o dia 31, tendo o Dia D de Mobilização Social marcado para 18. O principal objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, até 14 anos, 11 meses e 29 dias em todo o país.
Fonte: FMS
Deixe uma resposta