Picadeiro
O Mestre Vivo da Cultura do Estado do Piauí, Nildo Acioly, mais conhecido no universo circense como Palhaço Cascatinha, convida para o Primeiro Encontro Municipal de Circo. A galera que movimenta uma das mais populares linguagens organizada. Fortalecidos pela união, vão dando o gás na arte que precisa acima de tudo de muito equilíbrio. A partir das 9h, na sala de reunião do Theatro 4 de Setembro.
OVNI
A Câmara dos Deputados vai promover uma inusitada audiência pública no próximo dia 16. Proposta pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ), atendendo pedido da Comissão Brasileira de Ufólogos – CBU. A solenidade vai abordar a conexão entre a ufologia, a Lei de Acesso à Informação e os impactos à sociedade e à soberania nacional. O pessoal quer mesmo é que tirem o véu que repousa sobre os relatórios militares sobre o assunto.
Imagem
A Agência Nacional do Cinema, Ancine, completou 24 anos de atuação na último sábado, 6. A instituição é fundamental no fortalecimento e consolidação da linguagem audiovisual. O crescimento do acesso e a projeção que o cinema brasileiro alcançou mundialmente está intimamente ligada ao suporte e impulso que a agência trabalha. O MinC promete um ano celebrativo, que inicia agora, para festejar as bodas de prata.
É Lei!
A Parada da Diversidade agora é patrimônio cultural imaterial do Piauí e está incluída no calendário oficial de eventos do estado. A Lei Nº 8.808/2025, de autoria da deputada Gracinha Mão Santa, assegura a longevidade ao evento com a segurança da mão do estado. Uma garantia contra as manobras que tentam fragilizar o movimento, com a criação de uma Parada Fake. Que no futuro será apenas piada de salão.
Deputada defende e apoia a Parada da Diversidade. Imagem: Internet
Estratégia
A tática adversária é antiga. Dividir para enfraquecer e conquistar. Felizmente, as cabeças pensantes que conduzem o movimento LGBTQIAPN+ no Piauí foram mais rápidos e agiram preventivamente para neutralizar o avanço das forças que pretendiam tumultuar o ambiente. O lado bom da celeuma é que tirou o joio. Agora sabe-se que, para alguns, nunca foi pelo movimento, pela causa. Sempre foi pelo poder.
Autêntica
A partir de amanhã, 9, será aberto o Mutirão de Retificação de Prenome e Gênero de Pessoas Trans. O momento de pura cidadania e direitos humanos na prática acontece no prédio da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que está situado na Rua Nogueira Tapety, 138, Bairro dos Noivos. A ação faz parte da programação da 19ª Semana do Orgulho de Ser que já está nas ruas. A 23ª Parada da Diversidade, a original, será no dia 3 de outubro, na P2.
Demitida
Lia de Itamaracá foi exonerada da Secretaria de Turismo e Cultura, onde era titular em seu município. Ícone da cultura popular brasileira, Patrimônio Vivo de Pernambuco, aos 80 anos vive as agruras da desilusão política. Segundo ela, tomaram decisões de sua antiga pasta sem nem mesmo consultá-la. Então ela entendeu que é melhor seguir com suas cirandas. Os gestores passam. A arte e os artistas ficam.
Lia de Itamaracá é lenda vida da cultura popular. Foto: divulgação
Na Antena
A rádio Pioneira está completando 63 anos. Fundada por Dom Avelar Brandão Vilela, no dia atribuído ao nascimento de Maria, mãe de Jesus. A igreja católica celebra o Dia de Nossa Senhora da Natividade. A emissora fez a transição de AM, onde operou até 2018 em 1150 Khz, para FM, onde transmite em 88,7 Mhz. A rádio tem uma linda história a ser contada. Foi veículo de grandes momentos da sociedade teresinense.
Inclusão
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou publicação inédita e inovadora. O Manual Nacional de Acessibilidade em Eventos Presenciais é um guia técnico que transforma eventos em espaços inclusivos. As instruções compreendem interpretação em Libras, legendagem em tempo real, audiodescrição e materiais em Braille. Além de cuidados com transporte, hospedagem e alimentação. Info no ig: @mdhcbrasil
Formação
O Instituto Equatorial e a Co.liga abriram o Edital Ecoar, que oferece formação gratuita em projetos criativos. Podem participar pessoas entre 18 e 59 anos que residem na área de atuação da empresa forncedora de energia elétrica. Amapá, Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Piauí podem concorrer às vagas que prometem fortalecer as habilidades em criação, gestão e comunicação de projetos culturais.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta