Setembro marca o início do fenômeno conhecido no Piauí e em outras regiões semiáridas do Nordeste como BRO-BRÓ, expressão que surge da junção das últimas sílabas dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro e dezembro. Nessa época as temperaturas chegam aos 40°C quase todos os dias. Esse calor extremo afeta não apenas a população, mas também a saúde dos pets.
Animal de estimação. Foto: Divulgação/Agência Senado
Devido ao calor excessivo durante o B-R-Ó BRÓ é necessário redobrar os cuidados com os amigos de quatro patas, especialmente os animais mais peludos, pois eles sofrem mais com as altas temperaturas e precisam de atenção especial para evitar problemas de saúde.
“As raças mais vulneráveis são as braquicefálicas, com focinho curto, como shih-tzu e bulldog, além dos gatos persa e himalaio. O formato do crânio favorece o ressecamento da mucosa e dificulta a respiração. Por isso, é importante manter o ambiente úmido com umidificadores e ventiladores”, explica o professor de Medicina Veterinária da UNINASSAU Jockey, Maxwell Reis.
É comum que, neste período, os animais fiquem mais cabisbaixos, deitados, com a língua para fora e salivando bastante, na tentativa de trocar calor com o ambiente e melhorar o conforto térmico. Maxwell Reis dá dicas sobre como os tutores devem lidar com as altas temperaturas nos meses mais quentes do ano.
“A gente pode oferecer sorvete, picolé e até produtos mais pastosos, como o churu, um petisco hidratante e cremoso que pode ser misturado à água, colocado para congelar e servido ao animal, tornando-se um picolé saborizado. Também é possível colocar gelo na vasilha de água, o que melhora a sensação térmica. Frutas como melão, melancia e maçã funcionam como petiscos interessantes, mas a uva deve ser evitada, pois é tóxica para os pets”, frisa.
Confira algumas dicas para refrescar seu amigo de quatro patas:
- Mantenha o ambiente úmido com umidificadores e ventiladores;
- Ofereça petiscos hidratantes e cremosos e frutas seguras;
- Mantenha sempre água fresca disponível;
- Você também pode oferecer água de coco, especialmente gelada, ou suco de frutas, desde que seja 100% natural;
- Evite passeios nos horários de sol forte;
- Teste a temperatura do chão com a mão, pois se estiver quente para você, está quente para o seu pet;
- Fique atento a sinais de hipertermia (excesso de calor), como ofegância excessiva, salivação e apatia.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta