Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aliados e simpatizantes intensificam os preparativos para o tradicional ato de 7 de Setembro em Teresina, que terá como palco a Ponte Estaiada, um dos cartões-postais da cidade.
Militantes de direita vão às ruas em apoio a Bolsonaro – Foto: Reprodução
Organizado por lideranças locais do bolsonarismo, o evento deve reunir militantes, movimentos de direita e parlamentares aliados ao ex-presidente.
A manifestação é apresentada pelos organizadores como uma demonstração de força política e apoio a Bolsonaro em um momento de tensão e expectativa, enquanto a Corte se prepara para decidir sobre processos que podem afetar sua elegibilidade.
Os discursos previstos devem enfatizar a defesa da “liberdade” e criticar o que chamam de “perseguição política”, além de direcionar críticas ao governo Lula e ao STF.
O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. Ao todo, serão cinco dias de julgamento, tendo inicio nesta terça-feira (2).
Bolsonaro enfrenta cinco acusações:
Golpe d’etat: Tentativa de subverter a ordem democrática e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
Abolição violenta do Estado democrático de direito: Planejamento de ações para desestabilizar as instituições democráticas.
Organização criminosa armada: Formação de grupo com militares e aliados para ações ilegais.
Dano qualificado: Danos a bens públicos durante os eventos de 8 de janeiro de 2023.
Deterioração de patrimônio tombado: Danos a patrimônio cultural protegido por lei.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta