O Piauí alcançou a primeira colocação nacional na cobertura vacinal contra a influenza entre os grupos prioritários — gestantes, crianças e idosos — atingindo 57,91% de imunização. O resultado, divulgado pelo Ministério da Saúde, coloca o Piauí à frente do Espírito Santo (55,39%) e do Paraná (54,08%), consolidando sua posição de destaque na campanha deste ano.
Piauí é 1º lugar no país em vacinação – Foto: ASCOM
“O Ministério da Saúde reconheceu que o Piauí tirou o primeiro lugar em cobertura vacinal contra a influenza nesse ano de 2025. Então, mais uma vez, os profissionais de saúde do Piauí, a rede integrada de saúde, que envolve Ministério, Secretaria Estadual, secretarias municipais e todos os profissionais, desde o agente comunitário de saúde, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, todo mundo envolvido nesse processo de vacinação, estão de parabéns. A vacina é a maneira mais eficiente de garantir saúde pro povo”, comemora o governador Rafael Fonteles.
De acordo com a Coordenação de Imunização da Sesapi, até o momento já foram aplicadas 303.035 doses em idosos, 146.742 em crianças e 12.172 em gestantes. Os números consideram 1ª dose, 2ª dose, dose única e reforços.
“No ano passado, o Piauí já foi o estado que teve a maior cobertura vacinal e, agora, em 2025, o Ministério da Saúde ranqueou os estados e o Piauí ficou de novo em primeiro lugar na vacinação contra a influenza. O Estado age de forma integrada com os municípios que estão executando a política de vacinação e isso faz com que os piauienses consigam acreditar na vacina, na ciência e consigam se prevenir de doenças”, avalia Antonio Luiz, secretário de Saúde.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, destacou que, apesar do desempenho positivo, ainda há desafios a superar. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mas o esforço precisa ser contínuo. Nossa meta é alcançar 90% de cobertura vacinal e, para isso, é fundamental manter as campanhas de incentivo e a participação ativa da população”, afirmou.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta